Por Felipe Rocha, Laura Brêtas e Rafael Alonso

Imagem ilustrativa de cuidado.
Foto: Reprodução/FreePik

“O que eu faço é uma gota no meio do oceano, mas sem ela o oceano seria menor”. Esses são os dizeres de Madre Teresa de Calcutá, cujo aniversário de morte assinala o Dia da Caridade, em 5 de setembro de 1997. A ONU (Organização das Nações Unidas), em 2012, escolheu essa data para homenagear a ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, que dedicou sua vida a ajudar pessoas carentes. Esse dia simbólico possui uma série de motivações: conscientizar as pessoas sobre a solidariedade e a caridade, discutir sobre a erradicação da pobreza, concretizar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 e, reconhecer iniciativas filantrópicas e voluntárias que colaboram para uma sociedade mais resiliente e humanitária.

Madre Tersa de Calcutá segurando um bebê.
Madre Teresa de Calcutá. Foto: Reprodução/Catholic Parents Online

Como Madre Teresa afirma na frase acima, não basta ações grandiosas para mudar o mundo. Se cada um fizer uma pequena ação, ela já é suficiente para promover grandes mudanças. E são nessas pequenas atividades cotidianas que o mundo se transforma, como é o caso dos projetos sociais, especialmente na região mineira do Campo das Vertentes: em São João del-Rei, Barbacena e Lavras.

Em São João del-Rei, existem diversas ações de fraternidade e cuidado ao próximo, como o Centro Infantil Santa Clara, localizado na comunidade do Rio Acima, que atua no município há mais de duas décadas. A instituição foi fundada por Frei Estanislau Bartholdy e começou a operar em 6 de julho de 2004. Foi criada a fim de diminuir a vulnerabilidade infantil e auxiliar as mães na oportunidade de exercer um trabalho fora do lar para complemento salarial da família, conforme destaca documento oficial da creche.

Atualmente, é mantida pela Paróquia de São Francisco de Assis. Oferece educação infantil às crianças e bebês de 1 a 3 anos e 11 meses de idade. A estrutura administrativa e pedagógica é composta pela direção, pelo corpo docente e por auxiliares educacionais. A diretora do centro social Maria Auxiliadora Sousa expressou sua satisfação com o projeto: “Atendemos 34 crianças e temos 12 funcionários, dentre eles professores, monitores, coordenadores pedagógicos, auxiliares de limpeza e cozinha. As instalações são muito boas e muito organizadas”. Mas não ocultou os desafios, e afirmou que o projeto está sempre aberto às doações: “Precisamos de alguns itens para adaptação, mas para isso é necessário recursos, buscar ajuda com convênio federal. Sendo colaboradores de forma espontânea, aceitamos doações financeiras e diversas, como materiais de limpeza e gêneros alimentícios”, ressalta.

Fachada da Creche Santa Clara.
Creche Santa Clara. Foto: Reprodução/Facebook Creche Santa Clara

Na região das Vertentes, a ANAPECC (Associação de Amparo às Pessoas Carentes com Câncer e Outras Doenças) se destaca como uma das principais associações de caridade. Fundada em 2006 e com sede em Barbacena, a ANAPECC também mantém casas de apoio em São João del-Rei e Belo Horizonte. Estas casas têm o objetivo de acolher acompanhantes de pacientes que vêm de outras cidades para tratamento e não possuem onde ficar. Elas oferecem um ambiente acolhedor e confortável, com infraestrutura e recursos básicos, permitindo que os acompanhantes possam descansar e aliviar a carga financeira e emocional, enquanto apoiam o paciente.

Além das casas de apoio, a ANAPECC atua em diversas frentes, incluindo a doação de cestas básicas, medicamentos, leites especiais e fraldas geriátricas. A instituição também oferece apoio psicológico, transporte e assistência em casos especiais. Sustentada por doações de pessoas generosas de Minas Gerais, a ANAPECC realiza a arrecadação através de mensageiros que passam pelas cidades, além de aceitar contribuições via transferência bancária ou pix e promover bazares e eventos para angariar fundos.

Atualmente, a ANAPECC está se preparando para a Campanha de Natal, uma tradição anual em dezembro. Durante esta campanha, a associação distribui cestas especiais de Natal e organiza uma celebração para as famílias amparadas, com brinquedos, doces, bolo, cachorro-quente, pipoca, churrasco e a presença do Papai e da Mamãe Noel.

Já em Lavras, o IAREM (Instituto de Acolhimento e Recuperação Eterna Misericórdia) realiza um trabalho semelhante desde fevereiro de 2006. O Instituto acolhe homens e pessoas idosas em situação de exclusão social, oferecendo assistência bio-psico-social gratuita para cerca de 50 acolhidos. Como a ANAPECC, o IAREM depende exclusivamente de doações e projetos internos, como bazares e feiras solidárias.

A primeira sede do Instituto foi na construção de uma Igreja, mas a falta de infraestrutura exigia longas distâncias para transporte de água e alimentos. Em dezembro de 2010, uma doação anônima de propriedade possibilitou o início da construção dos dormitórios em 2013, com a ajuda dos próprios acolhidos e parceiros. Ao longo dos 19 anos de história, o IAREM já auxiliou mais de 8 mil pessoas, proporcionando acolhimento e recuperação para homens e idosos em situação de rua.

A dedicação e o impacto das associações de caridade na região das vertentes demonstram a importância do apoio comunitário na vida de pessoas em situação de vulnerabilidade. As instituições, sustentadas por doações e esforços voluntários, desempenham um papel crucial na promoção do bem-estar e dignidade das pessoas que atendem. Cada contribuição, seja doação, serviço voluntário, participação em eventos beneficentes, significa a esperança de continuidade dessas organizações. Juntos, podemos transformar vidas e oferecer ajuda para aqueles que mais precisam.

Para saber mais e contribuir com as organizações citadas:

Centro Infantil Santa Clara – São João del-Rei:

Telefones: (32) 99963-0272 ou (32) 99919-7526 / Instagram: @crechesantaclararioacima

ANAPECC – Barbacena:

Telefone: (32)3332 – 6425 / Instagram: @associacaoanapecc