Evento  que teve início em 2009, espera cerca de 850 participantes e 1.500 espectadores

Realizar uma ação esportiva capaz de promover e incentivar a prática do MTB na região é o principal objetivo do evento. FOTO: Divulgação
Realizar uma ação esportiva capaz de promover e incentivar a prática do MTB na região é o principal objetivo do evento. FOTO: Divulgação

Duas cidades da região do Campo das Vertentes realizam, amanhã (1º), a oitava edição do Desafio Lavras-Carrancas. O objetivo não é proporcionar uma disputa de Mountain Bike, mas um desafio de superação para todos os atletas – profissionais ou não -, agregando a adrenalina dessa modalidade esportiva ao prazer de estar em meio às paisagens naturais da região. O Desafio de MTB Lavras-Carrancas se enquadra na modalidade MTB-Cicloturismo e e recebe participantes  a partir de 12 anos.

O empresário e um dos organizadores, Átila Rocha, explica o porquê de realizar um evento como esse. “Oferecer aos adeptos da prática um evento esportivo de qualidade nessa modalidade e à população em geral uma alternativa de lazer associada à saúde e à prática de atividade física. Além de integrar os bikers da região, fortalecendo o ambiente social da modalidade e promovendo, principalmente, a prática não competitiva do MTB”, explica.

 Segundo Átila, na edição deste ano, existem cerca de 850 inscritos, dentre atletas da região e de outros estados do país. Para ele, a expectativa é aumentar cada vez mais a repercussão do evento. “Queremos tornar o Desafio de MTB Lavras-Carrancas um evento de repercussão nacional, consolidado pela qualidade na organização associada às condições naturais favoráveis da região do sul de Minas Gerais”, revela.

A primeira edição, em 2009, teve a adesão de 115 pessoas. FOTO: Divulgação
A primeira edição, em 2009, teve a adesão de 115 pessoas. FOTO: Divulgação

O comerciante da cidade de Carrancas Sebastião Rodrigues participa pela equipe Lobos Adventure. Ele afirma que uma das principais características do evento é a grande circulação de pessoas, o que gera um aumento nas atividades comerciais. “Lavras hoje é uma das cidades que mais tem ciclistas em atividade na região, mas praticamente todos os municípios vizinhos possuem grupos de ciclismo. Isso faz com que, antes do desafio, haja uma procura muito grande por serviços e produtos relacionados à atividade”, conta.

Além disso, para ele, o evento favorece o reconhecimento da região.  “O número de praticantes do mountain bike e a participação em eventos como esse têm aumentado. Muitas pessoas conhecem a região nessas ocasiões, criando um roteiro turístico específico”, avalia.

Já o enfermeiro e comerciante são-joanense, Edmilson Rodrigues, participa pela quinta vez. O atleta considera a organização do evento muito bem-feita: “É bem conduzido, organizado, seguro e sinalizado. Os ciclistas de Lavras, que são a maioria, são muito educados e nos recepcionam com muito entusiasmo e alegria”, conta. De acordo com sua avaliação, a solidariedade entre os participantes é o destaque de todas as edições. Para realizar a prova, o ciclista deve distribuir com competência a energia disponível para vencer o percurso. O ponto alto do trajeto é o incrível visual da Serra da Bocaina.

A expectativa de  Edmilson é que tudo transcorra bem.  Para ele, a importância do evento é a interação entre as pessoas e um maior contato com a natureza. “O foco principal desse tipo de evento é promover a prática esportiva, a confraternização entre as pessoas de diferentes idades, sexo, raça, cor; de diferentes cidades e regiões e, muitas vezes, de diferentes países. Também promove o contato direto com a natureza, encantando-nos com suas maravilhas. Ensina-nos a desfrutar de sua beleza natural, flora e fauna, respeitando-a sempre”, declara.

Trajeto

Na última edição, houve entrega de medalhas para todos os participante. A ação se repete este ano. FOTO: Divulgação
Na última edição, houve entrega de medalhas para todos os participante. A ação se repete este ano. FOTO: Divulgação

 O Desafio Lavras-Carrancas  começa às 6h, com saída do SEST\SENAT, da cidade de Lavras. Ao todo, são 70 km de percurso; a  maioria por estradas de terra, passando pelas cidades de Itumirim, Itutinga e a Cocheira das Aranhas – já na cidade de Carrancas.

Ao longo de todo o trajeto,  pontos de apoio médico, resgates e demarcações vão estar disponíveis. Na chegada, a banda lavrense Projeto Camelo recebe os atletas. A premiação é para todos os participantes.

 

TEXTO/VAN: Amanda Rodrigues

COLABORAÇÃO: Isadora Rufo

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.