Chegar em uma cidade nova por si só já é bastante complicado e encontrar um lugar para morar que combine com você pode ser uma verdadeira jornada. Por isso, a equipe da VAN preparou um guia rápido para você fazer a melhor escolha!

Pensão:

O sistema de pensionato é bastante comum na maioria das cidades e em São João não é diferente. A pensão pode funcionar como uma casa de família. Pode ser que você divida a casa com os donos ou que eles morem próximos a casa, mas a interação vai acontecer, já que é a casa deles. A maioria das pensões têm algumas regras como: horário de chegada, quem pode ser levado para dentro da casa ou não, o que pode ser usado e etc. Grande parte também acomoda um certo número de estudantes, sendo que você pode pagar por um quarto individual (mais privacidade) ou por um compartilhado(mais barato). Algumas também já oferecem refeições inclusas no valor da mensalidade, se não todas pelo menos o café da manhã.

 

Moradia Estudantil:

Já pensou em morar dentro da universidade? Aqui essa realidade é possível! Mas calma que não é como nenhum filme de sessão da tarde. A moradia estudantil da UFSJ foi criada a pouco mais de 5 anos e cumpre com a função social de abrigar os alunos que não tem condições de se manterem na cidade. O que significa que é totalmente de graça!

O apartamento conta com quatro quartos (cada quarto acomoda duas pessoas) mobiliados com cama, guarda-roupa, escrivaninha e criado mudo. Uma sala com sofá e televisão, uma cozinha equipada com geladeira, fogão e microondas; dois lavabos e um banheiro e uma área de serviço com máquina de lavar e secadora.

Para concorrer a uma vaga na Moradia, chamada carinhosamente de Castelo pelos moradores, é preciso se inscrever no edital na página da PROAE, que normalmente abre a cada período. No processo seletivo será avaliado o índice de vulnerabilidade econômica de cada participante, o que será comprovado com um montante de documentos que deverão ser entregues a PROAE (que fica no Campus Santo Antônio).

A moradia fica dentro do Campus Tancredo Neves(Ctan) que é o mais afastado dos três na cidade. Isso pode ser um empecilho para quem estuda nos outros campus ou não quer ficar tão longe no centro, mas vale lembrar que a Moradia é primeiramente para quem realmente precisa.

 

República Tradicional e República Não Tradicional:

Repúblicas são formadas por estudantes de variados cursos que dividem uma mesma casa. Residir em uma é um excelente ponto a se considerar, pois a partir da convivência com outros moradores é possível aprender um pouco mais sobre responsabilidades e fazer novas amizades.

Existem dois tipos de repúblicas: as tradicionais e as não tradicionais. Uma das principais diferenças entre elas é a presença de hierarquia e trotes. Nas repúblicas tradicionais os novos moradores são considerados calouros e cada um deles possui suas obrigações para com a casa. Nesse contexto, os residentes mais velhos (veteranos) passam a impor regras e dar ordens e punições aos novos membros.

Um exemplo disso são as plaquinhas: os calouros são batizados com um apelido (que pega pra valer!) e possuem a obrigação carregar uma plaquinha no pescoço com seus novos nomes, além de coletar assinaturas de outros estudantes em festas e eventos. Esse é apenas um dos rituais impostos. Cada república possui suas regras, trotes e punições. Mas não se assuste: tudo é feito com o intuito divertir, aprender e socializar o calouro. Tudo é consensual e explicado minuciosamente antes da entrada dos moradores!

Entretanto, se você não se identificar com as propostas listadas anteriormente ainda existe a opção de morar em uma república não tradicional. Nela, não existem hierarquias e trotes: tudo é tratado de maneira igualitária.

Você pode encontrar com facilidade vagas nos dois tipos de república em grupos do Facebook, como o “Vagas em Repúblicas UFSJ” e o “Há Vagas! UFSJ

 

Para quem quer morar sozinho:

Alguns estudantes preferem morar sozinhos. Se esse for o seu caso, basta procurar uma imobiliária e um imóvel no qual se identifique! Antes de tudo, esteja ciente de que alugar um imóvel exige certa burocracia e pré-requisitos, como comprovantes de identidade (RG, CPF) e dois fiadores. Caso não consiga um fiador, existem outras opções, como o depósito caução.

A maioria das imobiliárias da cidade possuem um site para consulta de imóveis disponíveis para locação. Pesquise “imobiliárias localizadas em São João del-Rei” no Google, selecione seus favoritos e boa sorte!

Texto/VAN: Samara Santos e Thauana Gomes
Arte/VAN: Thauana Gomes

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.