Por Yanni Santana

No último domingo, 25, a cidade de São João del-Rei testemunhou o primeiro jogo das finais do campeonato amador local, marcando o retorno de um torneio que já foi um dos pilares da cultura esportiva da região. A partida terminou em 0 a 0 e os times se enfrentam novamente no próximo domingo, 1º de setembro. Em entrevista com Fernando Souza, setorista de esportes de uma rádio regional, o panorama atual e o significado da competição foram discutidos, destacando sua importância para a cidade e o papel das principais equipes envolvidas.

Jogador no campo conduzindo a bola.
Jogador Ryan do América em campo. Foto: Yanni Santana

O Campeonato Amador de São João del-Rei tem uma história rica, que remonta à época em que os estádios estavam sempre lotados e os clássicos eram disputados com grande fervor. Fernando Souza relembra os áureos tempos: “Tínhamos estádios cheios, grandes clássicos e grandes craques.” No entanto, cita também uma queda recente em termos de popularidade e presença de público: “Nos últimos 10 anos, vimos uma decaída bastante significativa”.

A boa notícia, entretanto, é o retorno que o campeonato está experimentando em 2024. Segundo Souza, “estamos num processo de retomada, com grandes clubes voltando a participar.” Entre os times que deram um novo impulso à competição está o São Caetano, cuja torcida aguerrida tem desempenhado um papel crucial na revitalização do evento.

Apesar de algumas ausências notáveis, como o Athletic e o Minas — dois dos clubes mais tradicionais da cidade — o torneio ainda mantém uma rivalidade intensa. A final deste ano traz de volta um dos maiores clássicos do Campeonato Amador, com o Social e o América se enfrentando. Estes dois, além dos dois anteriormente citados, são parte do grupo dos quatro grandes de São João del-Rei. “Embora Athletic e Minas não tenham participado este ano, Social e América estão aqui e a final já promete ser um grande espetáculo”, destaca Souza.

O retorno do Campeonato Amador a um nível elevado e competitivo é um reflexo da paixão contínua pela competição e pelo futebol em São João del-Rei. A disputada final entre Social e América ajuda reviver o entusiasmo dos velhos tempos e reafirmar a relevância desta tradição esportiva para a região.