A Reciclagem é importante tanto para o Meio Ambiente, quanto para as pessoas, é uma ação continuada de coleta e processamento de resíduos, que seriam jogados no lixo mas que podem ser reaproveitados e transformados em novos produtos. 

Reciclar ajuda na conservação de recursos naturais como madeira, água e minerais, reduzindo a necessidade de extração de novas matérias-primas. Além disso, segundo dados da ONU, materiais de reciclagem requerem menos energia para serem remanufaturados em comparação com a conversão de novas matérias-primas.

ASCAS a reciclagem em São João del-Rei
Foto: Louise Zin

De acordo com a Política Estadual de Reciclagem de Materiais da Região de Minas Gerais, sancionada pela Lei nº 14.128, o objetivo é incentivar o uso, a comercialização e a industrialização de materiais recicláveis, tais como: papel usado, aparas de papel e papelão; sucatas de metais ferrosos e não ferrosos; plásticos, garrafas plásticas e vidros; entulhos de construção civil; resíduos sólidos e líquidos, urbanos e industriais, passíveis de reciclagem; produtos resultantes do reaproveitamento, da industrialização e do recondicionamento dos materiais referidos nos incisos anteriores. A utilização desses materiais é a base para o desenvolvimento de novos produtos, gerados com muito menos impacto no meio ambiente. 

Ainda em conformidade com a legislação, o poder executivo (prefeitos e vereadores dos municípios) deve apoiar a criação de centros de prestação de serviços e de comercialização, distribuição e armazenagem de material reciclável. Na cidade de São João del-Rei, a maior parte da reciclagem da cidade é realizada pela Associação de Catadores (ASCAS), que faz o serviço  da coleta de resíduos recicláveis no ambiente urbano e rural, tendo a missão principal de oferecer renda e trabalho digno à população. 

ASCAS a reciclagem em São João del-Rei
Foto: Louise Zin

Willian, catador de recicláveis na ASCAS, ressalta o valor da reciclagem para a natureza: “Por exemplo, trinta fardos que você fizer dentro de uma reciclagem, você tá economizando a cortar quatro/cinco árvores. Porque o material sai direto da seiva da árvore.”  Ele ainda conta sobre a importância da reciclagem para sua vida: “E a reciclagem pra mim é a melhor coisa que eu achei na vida, melhor coisa. Porque eu sou catador, ando pra rua, cato: garrafa de pet, garrafinha de água mineral, alumínio, cobre, metal, papelão; e com isso vou mantendo a minha vida.”

São João del-Rei tem a atuação da ONG São João Lixo Zero, que tem como objetivo dialogar com a comunidade a respeito do lixo. A ONG destaca a importância da atuação da ASCAS, especialmente, diante da inexistência da coleta seletiva na cidade. “Com a pouca estrutura que lhes é fornecida eles conseguem coletar e destinar corretamente toneladas de resíduos que seriam enviados ao lixão. É um trabalho que traz resultados ambientais, pela reinserção de resíduos na cadeia produtiva; e também sociais, por garantir renda às famílias que fazem parte da cooperativa”, afima Thaís Branquinho, Coordenadora da ONG SJDR Lixo Zero.

Ela ainda explica que: “Os catadores são agentes ambientais e precisam ser valorizados como tal. Deve ser de interesse público fornecer estrutura e recursos para que eles trabalhem de forma digna, pois os resultados serão colhidos por toda a população”.

Por Eliventon Cosme, Gabriel Póvoas, Júlia P. Braga, Louise Zin, Lucas Silva, Nathália Ferreira