Por Rafaela Lauriano

Crianças colorindo.
Crianças brincando de nomear desenhos. Foto: Rafaela Andrade

Entre risadas e momentos de pura diversão, a APAE de São João del-Rei comemorou a Semana das Crianças com uma programação especial dedicada aos seus usuários. A partir do dia 12, brincadeiras e atividades diferentes foram destinadas a eles durante toda a semana. 

Segundo a diretora da instituição, Dorinha Teixeira Brighenti, o desejo geral é que fosse possível fazer isso no mês inteiro. ”É uma semana bem divertida, apesar de que aqui na APAE, a gente não consegue fechar a programação numa semana. No ano passado, por exemplo, nós tivemos um mês todo, mas ficamos exaustos, sabe? Esse ano nós fechamos em uma só semana”, explicou. De acordo com ela ainda, a programação é elaborada ao longo do ano para garantir que o evento seja ainda mais especial e que as crianças aproveitem ao máximo.

Para comemorar essa data tão esperada, a semana foi dividida em passeio a um hotel com brinquedos e piscina, um dia de brincadeiras, e uma “tarde molhada”, com uma piscina montada na instituição. Na quarta-feira (9), as professoras prepararam atividades em cada sala de acordo com o gosto dos alunos. Foram realizadas “oficinas” para colorir, pintar, fazer colagens e até mesmo  produzir pirulitos de biscoito e chocolate.

Criança brincando com colagem de palitos.
Menina brincando com colagem de palitos. Foto: Rafaela Andrade

Segundo Dorinha, essas ações muitas vezes contam com a colaboração de pessoas de fora da APAE: “Algumas pessoas nos oferecem certas atividades. Por exemplo, tem uma escola que nos ofereceu um teatro (…).  Tem uma pessoa que a gente conhece e nos oferece um sítio para ir”. A diretora complementa que a população também pode ajudar nesses eventos, por meio de parcerias e doações.

Além da diversão, a Semana das Crianças da APAE também trouxe uma reflexão importante para os pais. Dorinha deixou um recado especial, destacando a importância de preservar a infância: “(Temos que) Deixar esses filhos serem crianças. (…) E a gente precisa resgatar essa infantilidade, essas brincadeiras, porque hoje a criançada está toda na tela, está tudo muito robotizado.”

Criança brincando de colorir.
Criança brincando de colorir. Foto: Rafaela Andrade