Por Alessandra Silva e Tomaz Jaeger
Revisão: Lídia Oliveira

Entrada do Cine-Tenda. Foto: Tomaz Jaeger

Começou na última sexta-feira (23) a 29ª Mostra de Cinema em Tiradentes. Este ano, o festival traz como temática central a Soberania Imaginativa, que busca valorizar a diversidade do cinema brasileiro e aposta na renovação da linguagem do audiovisual. 

A Banda Ramalho foi responsável pela recepção do público. Em seguida, ocorreu a abertura oficial da programação, contando com a presença da coordenadora do evento, Raquel Hallak. O Troféu Barraco foi concedido à atriz, diretora e roteirista Karine Telles, homenageada desta 29ª edição. Também estiveram presentes os diretores Júlio Bressane e Rodrigo Lima, realizando a pré-estreia mundial de seu curta “O Fantasma da Ópera”. As apresentações da cantora Nat Rodrigues e do DJ David Maurity foram as responsáveis por fechar o primeiro dia de Mostra.

Painel com a logo da 29ª Mostra de Cinema em Tiradentes no Cine-Lounge. Foto: Alessandra Silva

O sábado (24) contou com a pré-estreia nacional de filmes como “Papaya”, dirigido por Priscila Kellen, e “Querido Mundo”, de Miguel Falabella, além do lançamento do livro “Cultura é poder: Reflexões sobre o papel da cultura no processo emancipatório da sociedade brasileira”, da deputada federal Jandira Feghali, que esteve presente no evento. Mesmo com a chuva, o público acompanhou o Cortejo da Arte, realizado por grupos locais que celebram a música e sua conexão com o circo e o teatro.

Com o tema “Convergências de políticas públicas para o fortalecimento do audiovisual brasileiro”, o Quarto Fórum de Tiradentes reuniu coordenadores, integrantes do comitê e representantes do poder público, como Jandira Feghali. Os encontros presenciais e on-line abordaram temas como o impacto do audiovisual no futuro do país e estratégias para o fortalecimento do setor.

A programação também exaltou a carreira de Frei Betto, apresentando o documentário dirigido por Evandro Sydow e Américo Freire, “A cabeça pensa onde os pés pisam – Frei Betto e a educação popular”, contando com uma sessão-debate após o longa com a presença do homenageado e mediação da professora Clarisse Alvarenga.

A noite foi encerrada com o show da cantora, compositora e artista visual Luiza Lian, apresentando seu último albúm “7 Estrelas | Quem arrancou o céu?”, que mistura música brasileira com eletrônica e pop.


Serviço

Para outras informações sobre a programação e detalhes de como participar, basta acessar o site oficial da Mostra de Cinema de Tiradentes, https://mostratiradentes.com.br/. Você também pode acompanhar os destaques do evento no Instagram oficial da VAN, @van.ufsj.