Reunindo histórias e técnicas que atravessam gerações familiares, a autora buscou preservar esta arte em sua nova obra

Por Yasmim Amaro

Trazido pelos portugueses para a região das Vertentes no século XVIII, o artesanato se expandiu significativamente na cidade de Resende Costa. Técnicas de tecelagem eram e ainda são passadas de geração em geração nas famílias locais. No passado, as mulheres cardavam, fiavam e tingiam algodão e lã, enquanto os homens vendiam essas peças. Em 1980, com a ampliação do artesanato, retalhos passaram a se aproveitados e lojas especializadas foram abertas, mantendo assim as tradições antigas e a identidade cultural resende-costense.

No último sábado, 18, Resende Costa foi palco do lançamento do livro “Repassando”. De autoria da escritora, artesã, arquiteta e urbanista Isabela A. Pinto Resende, a obra se trata de um catálogo que registra e enaltece o saber da tecelagem manual como patrimônio imaterial da cidade mineira. Entre alguns de seus apoiadores, estão Emerson Gonzaga e a editora Olivia.

A noite foi marcada pela presença de admiradores, apoiadores e familiares da autora, além de figuras importantes da cidade, entre elas tecelões retratados no livro e autoridades públicas, como o vice-prefeito Paulo Altivo Moura e o secretário de Cultura Edmar Assis. Em clima de emoção e celebração, O o evento literário encerrou-se com um coquetel e uma sessão de autógrafos.

Confira agora os detalhes em alguns cliques do lançamento!