Por Isabela Franco e Rafaela Nery

A noite da última sexta-feira, 27,  foi histórica para o futebol são-joanense. Pela primeira vez, Bonfim e Athletic se enfrentaram em um clássico válido pelo Campeonato Mineiro Sub-20. A partida foi disputada em São João del-Rei e movimentou a torcida de ambas as equipes. 

Com expectativa alta e clima de decisão, o confronto colocou frente a frente dois times em busca dos três pontos na tabela. O Bonfim, embalado por uma vitória expressiva sobre o Atlético Mineiro na Cidade do Galo, entrou em campo ocupando a vice-liderança do Grupo C. Já o Athletic vinha da quarta colocação no Grupo B e precisava pontuar para se aproximar da zona de classificação.

O Azulão começou melhor, dominando as ações ofensivas e explorando principalmente o lado direito com o lateral Ceará. As investidas pelo corredor renderam boas chances e mantiveram o Bonfim no campo de ataque durante boa parte da primeira etapa. Aos 10 minutos, Carioca, número 11 do Athletic, recebeu o primeiro cartão amarelo da partida após uma falta dura no meio de campo sobre Hailton. 

Apesar da pressão, o Bonfim não conseguiu converter o domínio em gols. Aos 19 minutos, o Athletic respondeu em cobrança de falta perigosa, mas a finalização subiu demais e saiu por cima do gol. Aos 30 minutos, a partida foi interrompida após um choque acidental entre dois jogadores do Esquadrão, que tentavam desarmar o atleta do Bonfim. Ambos precisaram de atendimento médico, mas conseguiram seguir no jogo após a paralisação.

No último lance do primeiro tempo, o Athletic teve mais uma oportunidade em bola parada, dessa vez perto da grande área. No entanto, a cobrança foi desperdiçada, mantendo o placar zerado no intervalo. A primeira etapa terminou com o Bonfim superior em posse e criação, mas sem conseguir balançar as redes. Já o Athletic, mais contido, apostou nas faltas ofensivas, mas não aproveitou as chances que teve.

Partida disputada no Complexo Esportivo do Bonfim EC. Foto: Rafaela Nery

O início do segundo tempo, diante do cenário observado, começou com as primeiras substituições do jogo: no Athletic, Carioca foi substituído por Marlon, número 18, e no Bonfim, Lana, número 20, entrou no lugar do Bocão, camisa 6. 

O Athletic, se posicionando melhor, começou com mais presença e posse de bola. No 01:48 desse tempo, acontece a primeira falta marcada para o time, que foi batida pelo Carlito camisa 7,e perdida a oportunidade, sendo ela a quarta batida de falta do clube.

Após um dos escanteios para o time alvinegro, houve mais duas substituições na equipe: saída de Gustavão, número 9, para a entrada de Jonas, número 20; e saída de João, camisa 5, para a entrada de Assis, camisa 15. 

Nesta perspectiva, aos 18 minutos do segundo tempo, em uma saída de bola na lateral do Esquadrão, o Azulão roubou a bola e com a assistência do número 11, Matheus, o camisa 9, Bryan abriu o placar contra o Athletic. 

Após o gol, o restante da partida foi de bastante intensidade. Foram aplicados diversos cartões amarelos por faltas mais brutas e, com outras substituições, aconteceram mais tentativas de gols, principalmente para o Esquadrão. O time alvinegro não teve êxito nas oportunidades de empate com o Azulão, e assim saiu com a derrota no clássico.