Reta Final para o ENEM: Cursinho Popular Edson Luís prepara alunos para a prova
Por Ana Julia Barbosa e Rafaela Andrade
Neste ano, cerca de quatro milhões de estudantes se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que ocorre nos dias 3 e 10 de novembro, abrangendo várias áreas do conhecimento. Em São João del-Rei, formandos da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) realizaram, desde março, aulas preparatórias externas para alunos da classe trabalhadora no Cursinho Popular Edson Luís (CPEL).
A educadora e graduanda de história da UFSJ, Lidiane Aquino, conta que a equipe se empenha intensamente na preparação para a jornada de ensino até a prova. O projeto é aberto a qualquer pessoa interessada em realizar o exame, incluindo não apenas alunos do ensino médio, mas também aqueles já formados que desejam ingressar no ensino superior. As aulas começam em março, junto ao calendário acadêmico, e as vagas são disponibilizadas ao longo do ano, conforme novas oportunidades surgem. O CPEL organiza simulados anuais e oferece aulas de redação com correção contínua, acompanhando os alunos na preparação. “Varia de educador para educador, sabe? Como ele vai trabalhar… Temos simulados durante o ano, dois, três simulados. A professora de redação trabalha com eles, então eles sempre têm a corrigida de volta”, relata Lidiane.
No início do ano, o curso oferece cerca de 40 vagas. No entanto, devido à evasão, os organizadores abrem novas oportunidades ao longo do período. Lidiane explica que essa evasão ocorre pela rotina intensa de muitos alunos: “Por conta do trabalho deles é muito puxado. Agora, com o novo ensino médio, puxa muito deles. Então, às vezes eles acabam largando não porque desistem, mas porque a rotina não permite, e isso pesa muito para a gente”. Por essa razão, o projeto é pensado em horários e dias que favorecem esses alunos, com aulas apenas em dias de semana e no período noturno.
A experiência estudantil
Nilton Sebastião, um dos alunos que ingressou por meio de uma vaga remanescente, soube do cursinho por uma prima e, após se inscrever na lista de espera, iniciou os estudos depois de seis anos afastado. “Tenho achado muito bom. Eu entrei no curso meio sem perspectiva do que eu queria ser da vida, de como seria daqui para frente. Aí, fazendo o cursinho, conversando com quem já estava fazendo planos futuros, percebi que queria seguir uma carreira militar”, relata Nilton. Ele já prestou provas militares neste ano e, enquanto aguarda o resultado, segue se dedicando às aulas.
Histórias como a de Nilton, que encontrou no projeto a chance de retomar os estudos e buscar a vida acadêmica, são comuns no curso popular. O CPEL conta até com ex-alunos que hoje lecionam no projeto. Com uma equipe de professores composta por graduandos, o cursinho representa uma oportunidade não apenas para os estudantes, mas também para os próprios educadores, que vivenciam o ensino na prática e têm contato direto com a realidade da sala de aula.
Com todas as informações sobre locais e horários disponíveis no portal do INEP, a prova do ENEM é um passo importante para o ingresso de estudantes em cerca de 127 universidades federais em todo o Brasil. Os integrantes do Cursinho Edson Luís estão otimistas e esperam que os alunos que participaram das aulas alcancem suas vagas desejadas.