Por Ana Julia Barbosa

A APAE de São João del-Rei oferece aulas de música para crianças da educação infantil. A instituição já teve um projeto semelhante anteriormente. A diretora Dorinha Teixeira explica: “Tínhamos uma parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei, na qual a professora Maria Amélia, do curso de música, trazia seus alunos para trabalhar com as crianças na musicalização.” Essas aulas duraram cerca de 8 anos. Naquela época, a professora levava os instrumentos para a APAE, pois a instituição não tinha como adquiri-los. Após a pandemia, as aulas precisaram ser interrompidas.

Crianças da APAE tocando Xilofone. Foto: Angelina Castro de Faria

Neste ano, a coordenação da APAE entrou em contato com a professora Maria Amélia, que ofereceu suporte para a criação do novo projeto. Ela ajudou a definir quais materiais e recursos seriam necessários para retomar um projeto semelhante ao anterior. Com o apoio do banco Sicredi, a instituição recebeu uma doação de R$ 19.920,00 para a execução de 11 meses de aulas de música, incluindo o salário da professora e os materiais necessários.

Sala dedicada às aulas de musicalização. Foto: Angelina Castro de Faria

Nesta nova fase, a professora Angelina Castro de Faria é responsável pelas aulas. Ela ministra uma aula semanal para cada turma da educação infantil, abrangendo crianças de 3 a 12 anos. Nas aulas, Angelina trabalha ritmo, canto, movimento corporal e melodia, utilizando instrumentos como teclado, violão, castanhola e percussão. Em uma das atividades, as crianças, juntamente com alunos da rede municipal, aprenderam a construir caçarolas a partir de materiais recicláveis.

Caçarolas feitas de material reciclável pelas crianças.
Foto: Angelina Castro de Faria

A professora relata que “elas adoram, demonstram muito interesse em tocar e percutir os instrumentos nas aulas, mostrando um entusiasmo contínuo pela música”. Durante as aulas, é bastante trabalhada a bandinha rítmica com diversos instrumentos de percussão, e são abordadas canções populares e parlendas.

Aluna tocando violão em uma das aulas de musicalização na APAE.
Foto: Angelina Castro de Faria

O espaço destinado às aulas é compartilhado com as atividades de balé e computação. A sala foi adaptada para acomodar as três disciplinas e atender à demanda das crianças.

Os responsáveis confirmam o entusiasmo das crianças pelas aulas. Dorinha nos conta que os pais frequentemente enviam mensagens relatando que os filhos chegam empolgados e animados para contar sobre as aulas. Além disso, é possível observar os resultados desse novo aprendizado, com crianças já tocando melodias e músicas durante as atividades.

A diretora ressalta que o apoio do Sicredi é limitado a 11 meses. Após esse período, a APAE precisará de recursos adicionais para manter o projeto, por meio de doações e parcerias com empresas interessadas em apoiar a continuidade das aulas. Dessa forma, as crianças poderão continuar se beneficiando do ensino musical, que é fundamental para o seu desenvolvimento.