Por Ana Julia Barbosa e Ana Luiza Reis 

A corrida, mesmo sendo uma prática muito antiga, está cada dia mais popular, o que não é diferente no Campo das Vertentes. Isso pode ser observado pela frequência de eventos de corridas de rua presentes na cidade da região.

Em São João del-Rei, Leonardo Alves, conhecido como Zé Léo, iniciou na corrida por influência do filho. Hoje, ele é administrador do Instagram @corredoreadasvertentes, página dedicada a divulgar e inspirar corredores da região. Ele comenta que “o objetivo é levar saúde e bem estar, e mostrar que o esporte transforma pessoas e muda vidas”.

O administrador e atleta Léo acredita na popularização desse esporte. “As pessoas estão buscando mais qualidade de vida, mais saudável, buscam melhorias tanto físicas, mentais e sociais, e a corrida nos ajuda nisso e muito mais”. Assim como Ana Júlia Alvim, estudante e profissional de Marketing, que começou a correr no início do ano por influência de seu chefe, mas acredita que as redes sociais foram um importante fator na popularização da corrida. “Acredito que ficou muito popular com o tanto de conteúdo que começou a ser compartilhado nas redes sociais sobre a corrida. Acho que é uma influência boa, você acaba vendo pessoas levando esse estilo de vida e quando você experimenta e vê que é legal, não tem mais vontade de parar.”

Menina em treino de corrida.
Ana Júlia em um de seus treinos de corrida. Foto: Ana Júlia Alvim

As Olimpíadas de Paris 2024 estão para iniciar neste mês de julho, e é comum observar que as pessoas procuram praticar esportes por influência desse grande evento. Não seria diferente na corrida. Léo Alves diz que “o ser humano é motivado ao ver os atletas se superando e dando seu melhor”. Visando esse interesse por pessoas iniciantes, ele ressalta que está realizando um projeto de caminhada e corrida para pessoas  que queiram se aventurar pelo esporte. 

A corrida proporciona um esporte individual mas também pode ser coletivo, quando atletas se unem para se ajudarem. A página @corredoresdasvertentes não é gerenciada por profissionais da Saúde, mas os participantes se ajudam: “Nós não temos profissional de Educação Física no momento, mas cada um vai passando um pouco de sua experiência e ajudando uns aos outros a se superarem.”

Grupo de corredores em frente a Igreja São Francisco de Assis.
Integrantes do projeto Corre Vertentes. Foto: Reprodução/Instagram @corredoresdasvertentes

Ana Júlia acredita que existe certo incentivo ao esporte na região, com muitas corridas de rua sendo realizadas. Porém,  ainda vê fatores negativos, uma vez que não existem muitos lugares com segurança para treinar. Além disso, ela complementa que vê dois lados do esporte na internet, um positivo e outro negativo. “Acredito que a internet influencia de duas maneiras. Existem os influencers que incentivam a prática do esporte e compartilham seus resultados, mostrando como era no início e como estão agora com muito treino, para incentivar e incluir os iniciantes no esporte. Porém, existem pessoas também que compartilham conteúdos “diminuindo” aqueles que estão apenas começando”, relata.

Pista de corrida sem segurança em São João del-Rei.
Local de corrida sem segurança para treinar, em São João del Rei. Foto: Ana Julia Alvim

Em resumo, a prática da corrida no Campo das Vertentes emerge como um fenômeno crescente, impulsionado não apenas pela busca por qualidade de vida e saúde, mas também pelo poder transformador do esporte na comunidade local. Com iniciativas como o projeto “Corre Vertentes” e a influência positiva das redes sociais, a corrida não apenas se solidifica como uma atividade física acessível a todos, mas também como um meio de conexão e apoio mútuo entre os corredores da região. Apesar dos desafios, a tendência é de um aumento contínuo na adesão dessa prática, refletindo um movimento vibrante rumo a um estilo de vida mais ativo e engajado.