Por Camila Ferraz e Júlia Resende

Pessoa pegando biscoito em um pote.
Foto: Reprodução/Instagram @descubrasaotiago

A “Festa Café com Biscoito”, o maior evento da cidade de São Tiago (MG), acontece anualmente no segundo final de semana de setembro, e está prestes a chegar à sua 24ª edição. O festival, realizado na Praça da Matriz, reúne dezenas de milhares de visitantes, que são recebidos com barracas de biscoitos, artesanatos e produtos da agroindústria local. O destaque do evento são as variedades de sabores de biscoitos e a grande quantidade de café que são distribuídos gratuitamente, fazendo jus ao nome.

A história por trás desta festividade tem suas raízes no século XVIII, em que São Tiago já era reconhecida por suas tradições gastronômicas e, dessa forma, servia de parada para viajantes e tropeiros, recepcionados pelas quitandas dos moradores. Conforme a cidade se desenvolveu, a produção de biscoitos acompanhou este crescimento e as produções passaram a ser servidas em eventos municipais e particulares.

Em meados dos anos 90, a população são-tiaguense buscou alternativas para melhorar a situação econômica do município. De acordo com o livro “De portas sempre abertas”, lançado em 2016 pelo Sicoob Credivertentes, em 1993 a cooperativa contratou um consultor para realizar um estudo socioeconômico de São Tiago e encontrou um grande potencial na tradição das quitandas. A partir dali, a comunidade começou a investir ainda mais na produção e no aprimoramentos dos biscoitos.

Após alguns anos, com participação de representantes da Emater, da Associação do Comércio, do Sicoob Credivertentes e da Castil, uma comitiva foi até o Sebrae, em Belo Horizonte, para levar a ideia de fazer um evento com degustação das quitandas em São Tiago. Com a aprovação e muita empolgação, a 1ª edição da Festa Café com Biscoito, na época conhecida como Parada do Café com Biscoito, ocorreu em 1999.

O mercado de biscoitos foi ficando cada vez mais aquecido e a celebração se tornou símbolo da cidade, sendo organizada pelo Poder Público Municipal todos os anos. Em 2006, a Parada passou a ser Festa pelo fato da organização entender como um nome mais atrativo e condizente com o que o evento proporciona. Em 2010, com o intuito de conservar essa manifestação cultural, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha – MG) reconheceu o evento como Patrimônio Cultural Imaterial.

Já em 2013, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) conferiu aprovação aos biscoitos são-tiaguenses, um feito importante para consolidar a qualidade do produto. Em 2019, um público nunca antes visto na história da cidade (cerca de 100 mil pessoas) marcou presença nos dias do evento.

Hoje, a expectativa para a edição 2024 já anima todos os amantes dessa festa. Para Ronaldo Lara, 57 anos, presidente da Associação de Produtores de Biscoito do município (AssaBiscoito),  a cada ano o evento está sendo maior e mais conhecido. Ele reforça a gratidão por fazer parte do evento, já que acredita ser através dele que os produtores conseguem ter mais visibilidade para seus produtos.

Natanael Paiva, 35 anos,  participou da Festa em 2023 e conta sobre a experiência que, para ele, foi muito interessante. “Além de ser uma festa cultural, é uma festa familiar. Eu estive com a minha família e foi bom ver o cidadão de São Tiago, em específico os produtores, trazer para os turistas o aconchego e a identidade deles como produtores de biscoito, e trazer pra gente a degustação, a harmonia e o contexto que a cidade se identifica e faz jus. Fiquei deslumbrado com a variedade de sabores de biscoitos disponíveis. Esse ano quero voltar e tomar o suco famoso de morango que tem lá”, afirma.

Programação para a Festa Café com Biscoito 2024

A grade de atrações para este ano começa na tarde de quinta-feira, dia 12 de setembro, e vai até o próximo domingo, dia 15. Confira:

12 de setembro | Quinta-feira

18h: Cortejo – Grupo Cara de PaUco

20h: Abertura Oficial

21h: Reuber e Allan

23h: Banda Soberana

13 de setembro | Sexta-feira

09h às 11h e 13h às 17h: Café com Biscoito na Praça

09h às 11h e 13h às 17h: Oficina dos Biscoitos Falantes no Largo do Forno na Praça

09h: Momento Saúde na Praça

09h30: Missa – Igreja Matriz