6ª edição

Vida da Gente é uma coluna quinzenal de divulgação dos zines¹ produzidos por mulheres em situação de privação de liberdade da Unidade Feminina da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC) de São João del-Rei.


Ser Mulher, de S.A.S, julho de 2022

Vida da Gente: zines da APAC Feminina 6º edição

Vida da Gente: zines da APAC Feminina 6º edição

Vida da Gente: zines da APAC Feminina 6º edição

Transcrição de Ser Mulher, de S.A.S

“Ser mulher é ser forte como um aço, mesmo em meio a dor!

É ser delicada e elegante como uma bela flor!

É chorar por uma palavra aflita e ter a maior força do mundo.

É ter simplesmente a capacidade magnífica de gerar outra vida…

Dando-lhe amor e apoio para o mundo…

É ensinar a ser sempre uma pessoa melhor!

É ter a honra e a força de poder dar a luz, de ensinar, apoiar e ao mesmo tempo ser lar!

Seja uma mulher!

Seja força!

Seja foda!”

Mediadas por Taisa Maria Laviani², as oficinas de zines realizadas na APAC Feminina de SJDR tem como objetivo abrir espaço para o diálogo, a reflexão, o fazer manual, a criatividade e a autoralidade, a partir da prática artística e comunicativa, bem como promover a circulação dessas narrativas e criações através da coluna Vida da Gente.

Erguer a voz a partir de seu lugar no mundo é um ato de poder existir, se reconhecer e ser reconhecido. E o que as mulheres em situação de privação de liberdade tem a nos dizer? A nos mostrar? Fique de olho!

Notas

¹ O Fanzine, ou simplesmente zine, é uma publicação independente. Um zine é um veículo de comunicação (assim como o jornal, livro, revista, gibi, etc.) que pode assumir qualquer formato, abordar qualquer tema e ser publicado por qualquer pessoa, com os mais baixos recursos. Por isso, segue à risca o lema “faça você mesmo!”.

² Taisa Maria Laviani é formada em Ciências Sociais, pela Universidade Estadual Paulista, zineira e mestranda do Programa Interdepartamental de Pós-graduação Interdisciplinar em Artes Urbanidades e Sustentabilidade, da UFSJ.