Texto: Louise Zin

Revisão: Samantha Souza

Em sua 25ª edição, a Mostra de Cinema de Tiradentes, que acontece entre os dias 21 a 29 de janeiro, tinha planos de retornar com os eventos presenciais, porém, com a alta nos casos de covid-19, por conta da nova cepa Ômicron, as atividades voltaram para a modalidade online, como em sua edição passada. 

Imagem de divulgação do evento

Em seu Instagram, Raquel Hallak, Sócio-Diretora do Universo Produção e Coordenadora da Mostra de Cinema de Tiradentes, esclarece a tomada da decisão:

“Em diálogo com o Governo de Minas Gerais, Prefeitura de Tiradentes, patrocinadores, parceiros, profissionais do audiovisual, fornecedores, equipes, concluímos que o melhor a ser feito neste momento é a transferência das ações presenciais para o formato online.

Uma questão de saúde pública e responsabilidade social. Vamos manter o mesmo propósito conceitual e de programação. Vamos seguir juntos trabalhando pelo cinema brasileiro e acreditando que dias melhores virão.”

DRP, cinéfilo que frequenta as atividades da mostra desde criança, se mostra um pouco indignado com o cancelamento. 

“Bom, aparte da indignação com a hipocrisia de festas estarem liberadas e a mostra de cinema cancelada, evento que, por mais que gere um público grande, é feito em espaços abertos e sem aglomerações. É indiscutível que esses anos sem essa demonstração cultural afetam não só a economia da cidade, mas também a vida de todos os moradores, uma vez que a mostra de cinema entretém e passa conhecimento. Realmente uma clara representação da desvalorização da arte no país.”