Feira da Boa Zona resgata tradição e cultura em São João
Proposta quer trazer turistas para o centro histórico de São João
Acontece neste sábado, das 14h às 20h, a 3º edição da Feira da Boa Zona. A feira acontece na Rua Marechal Bittencourt (Antiga Rua da Zona) e reúne arte e design, antiguidades, moda, fotografia, decoração, brechó, comidas, entre outros.
Flávia Frota, organizadora do evento, revelou que a feira “surgiu da ideia de trazer um atrativo turístico para São João del Rei e reforçar o processo de revitalização da área histórica da cidade”.
Cecília Santos, fotógrafa participou da 2ª edição do evento. Ela afirma que a proposta é uma forma de divulgação e visibilidade de seu produto artístico Para ela, “o mais legal é quando o produto é artesanal, principalmente se vier dos moradores”.
Para a tiradentina Sandra Guimarães, no âmbito cultural, a Feira da Boa Zona divulga o trabalho dos artesãos e os produtos locais. E ainda ressalta que pelo fato de São João ser uma cidade turística, atrai muitas pessoas para a feira. A ideia de se fazer uma feira ao ar livre, lembra à Argentina, segundo Sandra: “(eles) tiveram a intenção de remeter às feiras de Buenos Aires, improvisada e bem natural, sem muito planejamento, mas que no fim propicia uma atmosfera aconchegante.”
Rua da Zona
A rua que era conhecida como zona de prostituição na cidade, fazendo que surgisse nos próprios moradores um preconceito para com sua antiga fama. Desse modo, o evento é uma forma de permitir que os moradores voltem a circular no centro histórico e que possa também atrair os turistas que vem de Tiradentes e região para a cidade através da Maria Fumaça.
Confira a galeria de fotos da 2ª edição, feita pela repórter Camille Gallo:
TEXTO E FOTOS/VAN: Camille Gallo