Voluntários recebem treinamento para passagem da Tocha em SJDR
Treinamento realizado pela Polícia Militar instruiu os voluntários sobre os procedimentos do evento
Na tarde de ontem (11), no auditório do campus Dom Bosco, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), aconteceu a cerimônia de treinamento dos voluntários na organização do evento da passagem da Tocha Olímpica pela cidade.
Presidido pelo 38º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, em parceria com a Prefeitura Municipal de São João del-Rei, o Corpo de Bombeiros e a UFSJ, a capacitação busca ajustar os preparativos da passagem da Tocha olímpica em São João às exigências do Comitê Olímpico Internacional.
Segundo o capitão da 149ª Companhia da Polícia Militar de São João del-Rei, Sandro José Tavares, o treinamento dos voluntários é a preparação para a recepção do público no evento. “Os voluntários serão, no dia, orientadores das pessoas presentes. Nosso treinamento consiste em passar a esses voluntários a ideia do que foi criado para o dia da passagem da Tocha”, explica.
Os pontos de apoio montados pela organização foram apresentados aos voluntários, que receberam instruções sobre como proceder em situações que demandem o direcionamento do público a um desses postos.
Durante a capacitação, o capitão do Corpo de Bombeiros, Fernando Cardoso, explicou que o trabalho das instituições municipais, como a polícia e os bombeiros, se restringe aos serviços táticos e dos arredores do evento, uma vez que a segurança geral fica por conta da Guarda Nacional.
A assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de São João del-Rei reforçou a importância da participação das manifestações culturais na cerimônia. “Teremos vários eventos culturais durante todo o trajeto do percurso, ações esportivas, atividades com reggae e capoeira. Os sinos das igrejas históricas também estarão tocando enquanto a Tocha passar por entre elas”, conta.
A assistente administrativa do setor de Apoio a Ações Culturais e Institucionais da Pró-Reitoria de Extensão da UFSJ, Maria Mônica Reis, destacou a importância da participação da Universidade e dos voluntários na organização do evento. “A Universidade tem esse papel com a comunidade, e a Pró-Reitoria tem essa missão de interlocução com a comunidade. Temos o papel de aproximar os voluntários, aqueles que querem e podem colaborar. Então, contamos com alunos super dispostos, técnicos, professores e juntamos muita gente para apoiar”, disse.
O trabalho como voluntário durante o revezamento da Tocha Olímpica é celebrado como uma participação em um grande momento internacional, como conta a estudante de Administração da UFSJ, Bianca Moreira de Souza. “Eu acho que, além do crescimento pessoal que toda a experiência traz, para mim, é um símbolo muito grande por serem os Jogos Olímpicos, um evento tão importante no mundo e que está aqui no Brasil. É uma oportunidade única”, afirma.
No encerramento do treinamento, o prefeito de São João del-Rei, Helvécio Luiz Reis (PT), agradeceu a participação de todos os envolvidos e realçou a relevância do evento. “Agradeço a participação de todos em um momento tão significativo para a cidade, pois pouquíssimos municípios vão ter o privilégio de participar desse importante momento do esporte internacional”, concluiu.
Você confere o percurso e as atrações da passagem da Tocha aqui.
TEXTO/VAN: Lucas Almeida