Apresentações culturais celebram a Semana da Consciência Negra em SJDR
Cultura afro esteve presente nos eventos que simbolizam a luta pela igualdade racial
São João del-Rei foi palco de diversas manifestações culturais em comemoração a Semana Municipal da Consciência Negra. Durante três dias, a cultura afro esteve presente nos eventos que simbolizam a luta pela igualdade racial e os direitos dos negros. A Semana reuniu movimentos, grupos sociais são-joanenses e escolas parceiras da cidade.
Organizado pelo Conselho Municipal de Igualdade Racial de São João del-Rei, a intensão do evento foi reunir vários movimentos sociais a fim de fortalecer a cultura presente e fazer com que as entidades ocupem efetivamente os espaços da cidade. Criado em 2013, o Conselho se reúne mensalmente para discutir politicas públicas de igualdade racial.
Na noite do dia 20, a roda de conversa, Kizomba do Zumbi, discutiu, entre outros assuntos, o preconceito racial e a representatividade negra e a religião. O debate levantou questões cotidianas e as diversas formas de preconceito enfrentadas pelos negros no dia a dia. A roda contou com a participação de grupos de vários bairros da cidade.
Apresentações de capoeira, rap e hip-hop agitaram a manhã de sábado, 21, no coreto da Avenida Presidente Tancredo Neves; o movimento “A Juventude exige igualdade e vida” recebeu o grupo Pilão de Nhá, do distrito de Caquente que se apresentou no evento.
Outra apresentação foi da aluna de psicologia da UFSJ Marina Paula, que cantou raps escritos por ela e que defendem a mulher negra. Moradora do bairro Senhor dos Montes, a estudante diz que sempre se interessou pela temática: “Participo do movimento de hip-hop há nove anos. Sempre tive vontade de aprofundar meus conhecimentos sobre o racismo, no ano passado comecei um projeto dentro da Universidade na área, para ampliar meus conhecimentos sobre o assunto”.
Atualmente, Marina participa do grupo Dandara da UFSJ. Segundo a estudante, o grupo trabalha dentro de duas vertentes, no fortalecimento das mulheres negras, em que são trocadas experiências e trabalhos externos, como oficinas em escolas, bairros e outras intervenções que trazem elementos culturais para o movimento.
Integrante do grupo Raízes da Terra há mais de duas décadas, Dona Vicentina Neves realiza trabalhos voltados para a defesa e igualdade racial. Vicentina, que faz parte da coordenadoria de igualdade racial de São João del-Rei, explica a importância de trabalhar com a juventude: “As escolas estão se abrindo mais para esses trabalhos, a conscientização tem que começar com as crianças. Ninguém nasce racista, o racismo é naturalizado na nossa vida”.
Dona Vicentina ainda fala sobre os casos de racismo no Brasil. “É preciso ampliar as discussões sobre o assunto, ir além das comemorações, principalmente projetos voltados para a ascensão da mulher negra na sociedade”, finalizou.
Acorda São João
Com batuques, danças e cantos, o tradicional Acorda São João finalizou no domingo, 22, as comemorações da Semana Municipal da Consciência Negra. Formado pelos grupos e entidades da cultura afro de São João del-Rei, a concentração aconteceu na praça do Bonfim e depois saiu em cortejo pelos pontos turísticos da cidade, onde realizou intervenções. Participaram do Acorda, Capoeiristas, Congadas, Folia de Reis, Maracatu e o Grupo de Afro Reggae.
Lavras
A cidade de Lavras também está se mobilizando pela celebração da Consciência Negra. A Prefeitura Municipal, junto com outras entidades que lutam por igualdade racial, está realizando desde a quinta, 19, uma série de eventos como dança, batalha de Mcs, Cinedebate e Marcha Afro em comemoração à data. Por meio de nota, a assessoria de comunicação afirmou que o racismo deve ser combatido, e que, infelizmente “ainda encontra-se cultural e institucionalmente enraizado” nas pessoas.
Os eventos na cidade ainda não terminaram. Amanhã, 25, às 15h30, ocorre no Auditório do Departamento de Educação (UFLA), o Cine-Debate: Sem Pena. Finalizando a programação, no sábado, 28, acontece, às 15h na praça Dr. Augusto Silva, o 2º Encontro do Orgulho Crespo.
FOTOS: SABRINA KELLY