Diversidade, mídia, arte e práticas educacionais são temas do ANPEd Sudeste
O 11º Encontro de
Pesquisa em Educação da Região Sudeste discutiu, em seu terceiro e penúltimo
dia, diversidade, mídia, arte e práticas educacionais. Uma das três
mesas-redondas contou com a pesquisadora e professora da UFMG, Inês Castro
Teixeira, que ressaltou a importância de “educar como prática da liberdade,
educar como ato de emancipação do sujeito”. No início da noite, houve um
lançamento coletivo de livros.
Pesquisa em Educação da Região Sudeste discutiu, em seu terceiro e penúltimo
dia, diversidade, mídia, arte e práticas educacionais. Uma das três
mesas-redondas contou com a pesquisadora e professora da UFMG, Inês Castro
Teixeira, que ressaltou a importância de “educar como prática da liberdade,
educar como ato de emancipação do sujeito”. No início da noite, houve um
lançamento coletivo de livros.
Culturas e Diversidades – No teatro do Campus Dom Bosco, o Eixo
5 discutiu culturas e diversidades em debate coordenado pelo professor da UFOP
Marco Antônio Torres, além de André Márcio Picanço Favacho, da UFMG, e Anderson
Ferrari, da UFJF, que compuseram a mesa. Debateu-se muito sobre o aluno que se
considera diferente na escola, e também sobre o papel do professor pesquisador nessa
área. “Diferente tem a ver com alguma normalidade”, frisa Picanço.
“Interessa-me o que acontece na sala de aula, mas também o que acontece para
além do conteúdo”, enfatiza Ferrari. Após a colocação de cada convidado, a plateia
apresentou suas questões aprofundando o tema abordado.
5 discutiu culturas e diversidades em debate coordenado pelo professor da UFOP
Marco Antônio Torres, além de André Márcio Picanço Favacho, da UFMG, e Anderson
Ferrari, da UFJF, que compuseram a mesa. Debateu-se muito sobre o aluno que se
considera diferente na escola, e também sobre o papel do professor pesquisador nessa
área. “Diferente tem a ver com alguma normalidade”, frisa Picanço.
“Interessa-me o que acontece na sala de aula, mas também o que acontece para
além do conteúdo”, enfatiza Ferrari. Após a colocação de cada convidado, a plateia
apresentou suas questões aprofundando o tema abordado.
Políticas e práticas educacionais – A mesa-redonda do Eixo 2, que
aconteceu no anfiteatro, abordou a temática “Políticas e práticas educacionais”.
A coordenação do debate coube à Profa. Maria Rita Neto Sales de Oliveira, do
CEFET-MG. Compuseram essa mesa Antônio Flávio Barbosa Moreira, da Universidade
Católica De Petrópolis e UFRJ, Luiz Alberto Oliveira Gonçalves, da UFMG, e
Helenice Maia Gonçalves, da Universidade Estácio de Sá. Durante a sua palestra,
o professor Antônio Flávio, comentou sobre a grande importância desses estudos:
aconteceu no anfiteatro, abordou a temática “Políticas e práticas educacionais”.
A coordenação do debate coube à Profa. Maria Rita Neto Sales de Oliveira, do
CEFET-MG. Compuseram essa mesa Antônio Flávio Barbosa Moreira, da Universidade
Católica De Petrópolis e UFRJ, Luiz Alberto Oliveira Gonçalves, da UFMG, e
Helenice Maia Gonçalves, da Universidade Estácio de Sá. Durante a sua palestra,
o professor Antônio Flávio, comentou sobre a grande importância desses estudos:
– “Não acredito
que alguém possa não se interessar pelo currículo, é o coração da escola”.
que alguém possa não se interessar pelo currículo, é o coração da escola”.
O foco das
discussões consistiu na relação de pesquisas e estudos acadêmicos com o
desenvolvimento da educação.
discussões consistiu na relação de pesquisas e estudos acadêmicos com o
desenvolvimento da educação.
Arte e mídia – A
tenda principal da ANPED Sudeste foi agraciada com uma mesa redonda cujo tema
era “Pesquisa, arte, mídia e educação”. Nilda Alves, ex-presidente da ANPED e
atual docente da UERJ, apresentou seu último projeto sobre o que a pesquisadora
chama de “os ‘mundos culturais’ dos docentes nas relações com imagens e sons de
filmes”.
tenda principal da ANPED Sudeste foi agraciada com uma mesa redonda cujo tema
era “Pesquisa, arte, mídia e educação”. Nilda Alves, ex-presidente da ANPED e
atual docente da UERJ, apresentou seu último projeto sobre o que a pesquisadora
chama de “os ‘mundos culturais’ dos docentes nas relações com imagens e sons de
filmes”.
Ao discorrer
sobre o projeto, Alves comparou o filme “Ao mestre com carinho” com as
situações vividas atualmente nas escolas:
sobre o projeto, Alves comparou o filme “Ao mestre com carinho” com as
situações vividas atualmente nas escolas:
– “Antigamente os
professores levavam ingredientes para ensinar receitas aos alunos e, com isso,
diferenciar as aulas; hoje eles levam o IPhone para entretê-los”.
professores levavam ingredientes para ensinar receitas aos alunos e, com isso,
diferenciar as aulas; hoje eles levam o IPhone para entretê-los”.
Compuseram essa
mesa os professores Inês Teixeira (UFMG) e César Leite (UNESP), sob a
coordenação da docente do curso de Pedagogia, da UFSJ, Giovana Scareli. Dentre
as temáticas abordadas, Leite discutiu sobre como as crianças veem o mundo
através de filmagens feitas por elas mesmas, enquanto Teixeira destacou que a
mídia, a pesquisa, a educação e a arte possuem, cada uma, um modo de “olhar”
diferente para a sociedade.
mesa os professores Inês Teixeira (UFMG) e César Leite (UNESP), sob a
coordenação da docente do curso de Pedagogia, da UFSJ, Giovana Scareli. Dentre
as temáticas abordadas, Leite discutiu sobre como as crianças veem o mundo
através de filmagens feitas por elas mesmas, enquanto Teixeira destacou que a
mídia, a pesquisa, a educação e a arte possuem, cada uma, um modo de “olhar”
diferente para a sociedade.
Veja como foi:
Texto: VAN/Andreza de
Cácia, Rafaela Domingueti e Richardson Freitas
Foto: Jederson Lucas