Período Natalino pode reacender as vendas no varejo em SJDR
O fim de ano pretende
movimentar milhões de reais na economia mineira, que parece animada pela
expectativa dos clientes
movimentar milhões de reais na economia mineira, que parece animada pela
expectativa dos clientes
O Natal é a época mais aguardada para o comércio
varejista. Em São João del-Rei, os comerciantes aguardam um aquecimento nas
vendas, após um período de apatia que não movimentou o setor após o dia das
crianças.
varejista. Em São João del-Rei, os comerciantes aguardam um aquecimento nas
vendas, após um período de apatia que não movimentou o setor após o dia das
crianças.
Pesquisas
da Federação do Comércio de Minas Gerais (Fecomércio-MG) apontam uma
expectativa favorável dos compradores em 2014. Neste ano, 73,9% dos
consumidores encontram-se mais otimistas
neste Natal, do que no mesmo período de 2013, quando 57,6% afirmavam
estar confiantes. Esse otimismo dos consumidores tende a fazer com que as compras
sejam mais numerosas do que o planejado.
da Federação do Comércio de Minas Gerais (Fecomércio-MG) apontam uma
expectativa favorável dos compradores em 2014. Neste ano, 73,9% dos
consumidores encontram-se mais otimistas
neste Natal, do que no mesmo período de 2013, quando 57,6% afirmavam
estar confiantes. Esse otimismo dos consumidores tende a fazer com que as compras
sejam mais numerosas do que o planejado.
Adicionalmente,
o 13º Salário é injetado na economia nacional e muitas pessoas aproveitam o
rendimento extra para realizar as compras de fim de ano. Dados da Fecomércio-MG indicam que os homens
estão mais preocupados em quitar as dívidas do que as mulheres, uma vez que
para eles, a ordem das três principais pretensões de gastos com o 13° é a
seguinte: quitar dívidas (26,5%), aplicar o dinheiro (21,2%) e fazer as compras
de Natal (20,4%). Já as mulheres priorizaram as compras natalinas (33,1%), seguidas
da quitação das dívidas (23,0%) e da aplicação do dinheiro (12,9%).
o 13º Salário é injetado na economia nacional e muitas pessoas aproveitam o
rendimento extra para realizar as compras de fim de ano. Dados da Fecomércio-MG indicam que os homens
estão mais preocupados em quitar as dívidas do que as mulheres, uma vez que
para eles, a ordem das três principais pretensões de gastos com o 13° é a
seguinte: quitar dívidas (26,5%), aplicar o dinheiro (21,2%) e fazer as compras
de Natal (20,4%). Já as mulheres priorizaram as compras natalinas (33,1%), seguidas
da quitação das dívidas (23,0%) e da aplicação do dinheiro (12,9%).
É
importante ressaltar que o percentual de consumidores que pretendem aplicar o
13° salário é o maior desde 2008, atingindo um índice de 18,2%, o que demonstra
um perfil de consumidor mais atento à economia e à importância de poupar para
alguma eventualidade.
importante ressaltar que o percentual de consumidores que pretendem aplicar o
13° salário é o maior desde 2008, atingindo um índice de 18,2%, o que demonstra
um perfil de consumidor mais atento à economia e à importância de poupar para
alguma eventualidade.
Fernanda
Santos, supervisora de vendas em uma loja
de roupas, calçados e brinquedos, acredita em um aumento de 10% nas
vendas em relação ao mesmo período do ano anterior. “Contratamos cerca de 10
funcionários temporários para atender os nossos clientes, buscando alcançar a
nossa meta de vendas”, comentou a supervisora.
Santos, supervisora de vendas em uma loja
de roupas, calçados e brinquedos, acredita em um aumento de 10% nas
vendas em relação ao mesmo período do ano anterior. “Contratamos cerca de 10
funcionários temporários para atender os nossos clientes, buscando alcançar a
nossa meta de vendas”, comentou a supervisora.
O
gerente de uma loja de móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, Luiz
Carlos Filho, também aposta em um crescimento nas vendas nesse período
natalino:
gerente de uma loja de móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, Luiz
Carlos Filho, também aposta em um crescimento nas vendas nesse período
natalino:
–
“As expectativas são as melhores, haja visto que estamos em um ótimo momento,
principalmente para o setor de tecnologia, que inclui celulares, smartphones
e televisores com acesso à internet. Essas são as linhas que mais têm
crescido. O setor de eletrodomésticos também tem um número de vendas expressivo
nessa época do ano”.
“As expectativas são as melhores, haja visto que estamos em um ótimo momento,
principalmente para o setor de tecnologia, que inclui celulares, smartphones
e televisores com acesso à internet. Essas são as linhas que mais têm
crescido. O setor de eletrodomésticos também tem um número de vendas expressivo
nessa época do ano”.
O
levantamento realizado pela Federação, junto aos consumidores, aponta que o
setor em que haverá o maior crescimento de vendas é o de confecções, com 35,8%
de intenções de compra, seguido do segmento de brinquedos, com 19,5%. Os
calçados vêm em terceiro lugar, com 18,8%; os celulares e smartphones
assinalam 7,9% das intenções de compra dos clientes. Os perfumes e
eletrodomésticos apresentam percentuais de 6,2 e 2,4, respectivamente.
levantamento realizado pela Federação, junto aos consumidores, aponta que o
setor em que haverá o maior crescimento de vendas é o de confecções, com 35,8%
de intenções de compra, seguido do segmento de brinquedos, com 19,5%. Os
calçados vêm em terceiro lugar, com 18,8%; os celulares e smartphones
assinalam 7,9% das intenções de compra dos clientes. Os perfumes e
eletrodomésticos apresentam percentuais de 6,2 e 2,4, respectivamente.
A
mesma pesquisa ressalta que o pagamento à vista será escolhido pela maioria,
onde 50,7% das pessoas vão utilizar como a primeira opção o pagamento em
dinheiro; o cartão de crédito será a segunda, com 19,3%. Desse percentual,
45,3% dos entrevistados vão pagar com o cartão, devido às variadas formas
disponíveis de pagamento; 17,3% escolheram essa opção porque consideram
usufruir de um planejamento de pagamentos.
mesma pesquisa ressalta que o pagamento à vista será escolhido pela maioria,
onde 50,7% das pessoas vão utilizar como a primeira opção o pagamento em
dinheiro; o cartão de crédito será a segunda, com 19,3%. Desse percentual,
45,3% dos entrevistados vão pagar com o cartão, devido às variadas formas
disponíveis de pagamento; 17,3% escolheram essa opção porque consideram
usufruir de um planejamento de pagamentos.
Segundo
informações da Fecomércio-MG, foram entrevistadas 408 pessoas, no período de 28
de outubro a 3 de novembro de 2014. As entrevistas foram individuais, o
intervalo de confiança foi de 95% e a margem de erro de 5%.
informações da Fecomércio-MG, foram entrevistadas 408 pessoas, no período de 28
de outubro a 3 de novembro de 2014. As entrevistas foram individuais, o
intervalo de confiança foi de 95% e a margem de erro de 5%.
Texto:
VAN/ Willian Carvalho
VAN/ Willian Carvalho
Foto: Divulgação