Bonfim e Estudiantes são campeões da Copa Futam Internacional sub-17
Por Ana Cláudia Almeida, Miguel Alves, Lucas Simões, Rafaela Nery e Ana Beatriz Silva

Já é de conhecimento geral a força que o esporte carrega em sua essência. Sendo capaz de despertar uma variedade intensa de emoções, tanto em jogadores quanto em torcedores, ele toca identidades, paixões, memórias e até questões sociais. O futebol, principalmente no Brasil, é um exemplo revelador desta potência. Sua prática e influência são fenômenos que vão muito além das quatro linhas do campo, incitando em seus admiradores sentimentos intensos que vão desde a euforia até a frustração.
Neste último final de semana, o Complexo do Esporte Clube Bonfim foi palco da fase final da Copa Futam Internacional Sub-17. Após as quatro rodadas da fase de grupos, as partidas decisivas mostraram certo equilíbrio técnico entre as equipes, tendo em vista os placares. Em destaque, a goleada do River Plate em cima do Vasco e, depois, a do Estudiantes em cima do próprio River, expõem a instantaneidade do futebol e as surpresas que ele promove.

Com alternância entre jogos tensos e outros menos movimentados, o campeonato encerrou entregando momentos de emoções mistas. Aos amantes da modalidade, episódios típicos deste universo futebolístico puderam ser presenciados dentro e fora do gramado. A vitória em um clássico, a conquista de um campeonato, choros de alegria e abraços entre desconhecidos. A eliminação nos pênaltis, um erro, a raiva, a derrota e choros de profunda tristeza. Evidenciando a categoria em questão, sendo ainda meninos explorando o caminho esportivo e representando sua comunidade e país, houveram casos de nervosismo, coração acelerado e mãos suadas, além de um forte senso de pertencimento, e orgulho dos torcedores e familiares.
Confira agora os pontos de destaque de cada partida do fim de semana!
Semifinais
Santos 0 x 1 GFI Academy
Na única semifinal da série prata, o Santos enfrentou o GFI Academy e acabou sendo derrotado por um a zero. Apesar de ter tido as melhores oportunidades de gol, a equipe santista não conseguiu marcar graças a bela exibição do goleiro Elian Beras. Aos seis minutos do segundo tempo, Emmanuel Ramos acertou um belo voleio de dentro da área, que decretou a vitória da equipe americana.

Atlético Mineiro 1 (2) x (4) 1 Estudiantes
Em mais uma semifinal emocionante da Copa Futam, Atlético Mineiro e Estudiantes protagonizaram um duelo equilibrado. O primeiro tempo foi bastante disputado, com boas oportunidades para ambos os lados, mas terminou sem alterações no placar.
Na volta do intervalo, o Galo saiu na frente logo aos 3 minutos, quando o meio-campista, Vinicius, arriscou um chute de fora da área e marcou o gol, abrindo o placar para o time alvinegro. A resposta argentina não demorou: aos 11 minutos, o camisa 9 do Estudiantes recebeu dentro da área e deslocou o goleiro atleticano para deixar tudo igual.
O restante da partida seguiu com muita pressão e chances de gol dos dois lados, mas o empate em 1 a 1 levou a decisão para a disputa de pênaltis. Nas cobranças, o Estudiantes levou a melhor e venceu por 4 a 2. Os pênaltis convertidos para o Galo foram marcados por Jonatas e João Pedro Gutte.
Com o resultado, o Atlético Mineiro se despediu da competição.

Vasco 0 x 5 River Plate
Na segunda semifinal da série ouro, o Vasco foi goleado pelo River Plate por cinco a zero e a equipe carioca conheceu a primeira derrota no campeonato dando adeus a competição. No primeiro tempo, os argentinos mandaram o jogo todo com um show de tática e futebol, aproveitaram que o goleiro do Vasco falhou bastante e os camisas 5 e 9 fizeram os dois belos gols da goleada para fazer o River ir para o intervalo com um 4×0 no placar.
Na segunda etapa, o time do River Plate diminuiu a intensidade, somente manteve a posse de bola à seu favor e garantia que o Vasco não oferecesse perigo nas poucas chances que os cariocas apresentavam. Assim, o River conseguiu fazer mais um gol no segundo tempo e foram à final com um placar autoritário.

Finais
Bonfim 4 x 1 GFI Academy
Na final da série prata, o Bonfim goleou o GFI Academy por quatro a um e se sagrou campeão. A equipe da casa abriu o placar logo aos dois minutos de jogo com um chute de fora da área de Kauã Souza, destaque da partida, que deu o passe para o gol de Thales aos 15’ e marcou outro aos 24’, Matheusão marcou o último gol da equipe são-joanense aos 13 minutos do segundo tempo. O gol do GFI saiu aos 12 minutos da primeira etapa da partida.
Em resposta ao repórter Tomaz, Kauã Souza disse estar muito feliz com o título e que essa conquista é muito importante para a preparação do Campeonato Mineiro sub-17 que se aproxima. O técnico do Bonfim Beto Canhota também conversou com nossa equipe e comparou o torneio à Libertadores da América, pela presença de clubes de outros países sul-americanos.
Estudiantes 5 x 0 River Plate
No jogo decisivo da Série Ouro da Copa Futam Sub-17, realizado neste domingo (11), Estudiantes de La Plata e River Plate protagonizaram a grande final do torneio. Velhos conhecidos no cenário sul-americano, entraram em campo com a expectativa de um confronto equilibrado. No entanto, o Estudiantes mostrou superioridade do início ao fim e garantiu o título com uma goleada implacável por 5 a 0.
O primeiro tempo foi amplamente dominado pelos campeões, logo aos 11 minutos o Estudiantes abriu o placar, após um bate-rebate na área em que a bola sobrou para Juan Martín Caggiano, que não desperdiçou. A vantagem aumentou aos 23 minutos, quando Santino Crego balançou as redes de cabeça, consolidando a vantagem. O River, por outro lado, parecia irreconhecível e não esboçava reação, sentindo claramente o peso do desgaste físico diante da intensidade do adversário.
Na segunda etapa, o River até tentou reagir, avançando suas linhas e ocupando o campo ofensivo, mas o Estudiantes continuou eficiente. Aos 22 minutos, Mauricio Súarez marcou um golaço, após aplicar uma caneta no marcador e receber a bola na área, ele deixou os defensores no chão e finalizou com categoria, três minutos depois, Francisco Acosta fechou a conta, garantindo a vitória por 5 a 0 e o troféu para a equipe argentina.