Inscrições do Cursinho Popular Edson Luís para educandos e educadores se encerram amanhã
Por Ana Julia Barbosa
O Cursinho Popular Edson Luís (CPEL) com 10 anos de atuação, iniciou sua primeira turma regular em 2014. O cursinho, que leva esse nome em homenagem a Edson Luís, estudante secundarista assassinado durante a ditadura militar, está com inscrições abertas para quem deseja acompanhar as aulas. O processo se encerra amanhã (14).

Foto: Reprodução/A Verdade
Criado pelo Levante Popular da Juventude, o cursinho adota a Educação Popular para apoiar estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica em São João del-Rei e região, auxiliando-os no ingresso no Ensino Superior. Como explica a professora e coordenadora do projeto, Aline Angelo, “Ele tem como objetivo auxiliar os filhos e filhas da classe trabalhadora de São João del-Rei e região a garantir o acesso ao ensino superior, seja público ou privado, além de contribuir com a formação em educação popular”.
Além da preparação acadêmica, o CPEL incentiva uma postura crítica diante das desigualdades sociais do sistema capitalista, mobilizando educandos e educadores para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.
Atualmente, o cursinho integra a Rede de Cursinhos Populares Podemos+ e faz parte da extensão da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), tendo sido premiado como o melhor programa de extensão da instituição, por quatro anos consecutivos. O bolsista Pedro Sávio ressalta: “O cursinho também integra a rede nacional de cursinhos populares, a Podemos+, que também é uma iniciativa do Levante Popular. Essa rede é responsável por organizar e contribuir para sistematizar as experiências de cursinhos populares ao redor do país”.

O Levante Popular da Juventude
O Levante Popular da Juventude é um movimento que luta por direitos em todo o país. O aluno e educador do cursinho, Lucas Maia, explica melhor: “O Levante da Juventude é um movimento que começou em 2006, no Rio Grande do Sul, e foi nacionalizado em 2014. Ele representa a luta da juventude, filha da classe trabalhadora, contra as ideias neoliberais. O Levante também tem raízes no MST e defende a reforma agrária. Além disso, luta pela punição dos militares envolvidos no golpe de 1964, que nunca foram responsabilizados. O movimento combate a desigualdade e defende mais justiça social, educação e soberania nacional”.
Cursinho Popular Edson Luís
O cursinho tem como objetivo ajudar os filhos da classe trabalhadora a ingressar no ensino superior, seja em instituições públicas ou privadas. Além disso, o projeto recebe alunos que desejam retomar os estudos e se preparar para a prova de conclusão do ensino médio.

Embora a maioria dos alunos seja do 3º ano do ensino médio, não há restrições. Qualquer pessoa de escola pública ou bolsista de escola particular pode se inscrever.
As inscrições deste ano, iniciadas no dia 10 de fevereiro, se encerram amanhã (14). Os interessados devem acessar o link disponibilizado no Instagram do cursinho e preencher o formulário.
Em 2024, sete alunos do cursinho ingressaram na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). O educador Pedro destaca a satisfação ao ver esses resultados: “No final do ano, quando recebemos notícias de aprovações, ficamos extremamente felizes e sentimos vontade de continuar. Este ano, até agora, tivemos sete aprovações – todas para a UFSJ. Foi um fenômeno interessante ver que todos os aprovados entraram na faculdade aqui em São João”.
Educadores do Projeto
O Cursinho Popular Edson Luís proporciona aprendizado não apenas para os alunos do ensino médio, mas também para universitários. Ele oferece aos graduandos a oportunidade de vivenciar a sala de aula e aprender com seus educandos.
O projeto é totalmente gerenciado e mantido pelos próprios alunos. Por meio dos núcleos, eles garantem o funcionamento do cursinho, revezando-se entre as funções administrativas e pedagógicas. Pedro explica: “O cursinho é um espaço autogerido pelos próprios alunos. A partir disso, tomamos nossos rumos. A coordenação político-pedagógica simboliza essa proposta de construção de um projeto mais horizontal do que vertical e hierárquico”.
Lucas Maia, graduando em Matemática, conta que, no cursinho, pôde entender de fato como funciona a educação popular e se sente orgulhoso do trabalho realizado com os colegas.
Serviço
Para os graduandos interessados, as inscrições para educadores também estão abertas. Acesse aqui para conferir os editais e formulários disponíveis.
Acompanhe o cursinho nas redes: @cursinhoedsonluis