Centro Cultural Adro Galeria investe em rodas de conversa para tornar arte mais acessível
Por Késsia Carolaine e Louie Fagundes
O Centro Cultural Adro Galeria vê que é possível um espaço cultural com cursos livres em parceria com profissionais altamente qualificados, nas áreas de artes e cultura em geral. Além da manutenção de uma programação audiovisual, reunindo artistas consolidados com iniciantes, buscando levar a arte para um público menos elitista. Com isto em mente, este espaço busca por alternativas de incluir todos os públicos e tornar a arte mais acessível, um desses meios são as rodas de conversas e debates com convidados.
No último sábado, dia 11 de novembro, às 18hrs ocorreu um desses movimentos aberto ao público, tendo como convidado o mestre em Comunicação Social – Jornalismo , diretor e apresentador do “Conversações” exibido pela Rede Minas TV, Claúdio Henrique Vieira. Em entrevista, Cláudio comentou mais sobre como é voltar para São João del-Rei. “Essa ideia do retorno à cidade natal independente da profissão, para mim, tem uma simbologia muito grande… a cada vez que eu venho, é quando a gente volta revisita muitas memórias”.
Ao decorrer da entrevista a história do programa “Conversações” veio à tona. Ao adentrar no departamento de artes da Rede Minas TV, quando ele teve a ideia de sugerir um programa, propondo que fosse decolonial e que tivesse um olhar diferente para a literatura. O programa foi aprovado e há 6 anos Claúdio está à frente do projeto. “Conversações” é um bate papo informal onde os protagonistas são os leitores comuns, com livros de autores independentes, trazendo destaque para a negra e periférica. O cenário são os locais públicos das cidades.
É necessário que qualquer tipo de manifestação artística ou literária chegue nas pessoas que não conseguem acessar com frequência esse tipo de arte, mas, principalmente, em lugares onde essas pessoas tenham espaço para diálogos e para que suas vivências sejam ouvidas de forma respeitosa.