Grupo Primeiro Ato traz espetáculo de dança para as Vertentes
O grupo belo-horizontino, que vai se apresentar em SJDR e Barbacena, realiza um trabalho diverso e singular em dança contemporânea.
Nesta sexta-feira, 21, o grupo de dança Primeiro Ato encena o espetáculo de dança Passagem, em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário, em São João del-Rei, às 16h. O grupo vem realizando apresentações gratuitas em comemoração aos 36 anos de ação ininterrupta da trupe com o projeto Do Barroco ao Contemporâneo – Um olhar para Minas. Eles vão percorrer oito cidades de Minas Gerais até outubro deste ano. Congonhas do Campo, Tiradentes, Sjdr, Barbacena, Ouro Preto, Mariana, Caeté e Sabará serão agraciadas com as apresentações.
O grupo belo-horizontino foi fundado em 1982 e procura desde então investigar e ampliar o mundo da dança em seus projetos e espetáculos. O grupo que foi condecorado com a Ordem do Mérito Cultural, pelo Ministério da Cultura, em 2013, por contribuições à cultura brasileira. Essa iniciativa pretende com a apresentação convidar o público a “olhar para a cidade, para os artistas. Com o objetivo de tirar o olhar da tela, do fone de ouvido, onde há um isolamento do sensorial, do abraço e do toque. Conhecer o seu próprio patrimônio cultural, material e imaterial e reconhecer sua história ”, afirma Suely Machado, diretora-encenadora do Primeiro Ato.
As apresentações contam com sete bailarinos e acontecem na rua para que todos possam comparecer e presenciar o espetáculo. A trilha sonora escolhida é a música “As Quatro Estações”, do compositor Vivaldi. “Como estamos entrando na primavera, a estação proporciona o renascimento e o desejo de ter uma troca com a cidade, de forma ampla, popular, democrática e ao alcance de todos”, declara Machado.
A parceria com as cidades foi feita através de uma busca por “pessoas interessadas em cultura, a quem dissemos ter um presente para a cidade, porque, como o espetáculo foi contemplado, o cachê dos artistas já está pago e as cidades não precisam arcar com isso. Aí procuramos pessoas dispostas a ajudar com alimentação e hospedagem ”, relata Machado.
A trupe faz sua primeira passagem por SJDR nesta sexta-feira, mas a diretora conta já ter o hábito de trabalhar nas outras cidades da região com certa frequência. “Tiradentes convida muito a gente para trabalhar nos seus festivais. Em Barbacena, estreamos o espetáculo ‘Só um pouco anormal’, que era sobre o hospital psiquiátrico da cidade. Tentamos sempre contato com as cidades da região; afinal somos todos Minas”, enfatiza.
Em SJDR, a parceria foi feita com “o Juliano do Teatro da Pedra, por que temos afinidades artísticas; ele abriu as portas do seu espaço para nós. E vou dar uma workshop lá amanhã; iremos assistir o espetáculo Odisseia deles também”, explica a diretora do espetáculo. O workshop Dramaturgia do Gesto, acontecerá no dia 21, das 10h às 12h, no Teatro da Pedra, na Avenida Luiz Giarola, nº 2564, na Colônia do Marçal.
Em Barbacena, a apresentação será no sábado, 22, às 16h30, na Estação Ponto de Partida, na R. Amilcar Savassi, n°350, no Campo . Além disso, o workshop Dramaturgia do Gesto também será realizado lá, no mesmo dia e local, às 10h. E as expectativas para as apresentações e eventos são as melhores possíveis. “Independente de quantos forem, temos certeza de que vamos emocionar e tocar”, ressalta Suely Machado.
Mais informações podem ser encontradas no site do grupo.
Texto/VAN: Lara Aquino
Foto/VAN: Divulgação/Chris Birchal