Natural de São João del-Rei e formado em Educação Física, Jonas ajudou a preparar os atletas do América Mineiro a buscar a vaga no torneio mais importante da América Latina.

Jonas Neves
Divulgação: América Mineiro

Motivado pelo amor ao futebol, o profissional decidiu estudar educação física para tentar a carreira no desporto.

– “Eu decidi fazer educação física por sempre jogar futebol e praticar diversos esportes. Segui a carreira como atleta, mas na virada de sair do SUB20 para o profissional, vendo que as oportunidades estavam diminuindo, eu quis virar a chave. Sempre quis seguir a carreira dentro do futebol.”

Antes de chegar ao futebol profissional, atuou como personal trainner de atletas da elite do futebol brasileiro e, até mesmo, da seleção, quando recebeu o convite de Beto Canhota para se juntar ao Tupi de Juiz de Fora em 2019.

– “Quando dois grandes amigos me chamaram para trabalhar no Tupi, eu tive que tomar uma decisão. Eu já tinha uma carreira consolidada como personal, foi uma decisão maluca, mas eu decidi aceitar e, a parti dali, as coisas começaram a acontecer”

Jonas chegou ao América em outubro deste ano e, desde então, trabalha na preparação física dos atletas para as disputas da temporada.

Com 109 anos de história, o Coelho nunca tinha participado da Copa Libertadores da América. Recém-promovido à elite nacional e com campanha histórica, o clube terminou o Brasileirão 2021 em nono lugar, classificando-se para competição da CONMEBOL.

Em entrevista à VAN, Jonas ressaltou a importância de fazer uma pré-temporada de qualidade para disputar mais uma competição no próximo ano.

– “Com a Libertadores, a preparação física vai mudar muito. Primeiro pela competição em si, são jogos muito disputados e aguerridos. A gente precisa preparar os atletas para os confrontos dentro da partida. Segundo, o estilo da arbitragem também é diferente, eles deixam o jogo correr mais. Terceiro, será mais uma competição na temporada e, consequentemente, teremos mais jogos. Todos esses fatores alteram a nossa preparação”.

Jonas Neves
Divulgação: Acervo pessoal

O América começa a se preparar para a próxima temporada no dia 27/12 e estreia no Campeonato Mineiro no dia 25/01. Na Libertadores, o Coelho entra na segunda fase da competição, com adversário ainda não definido pela CONMEMBOL.