Teve início no dia 12 de abril, na cidade de Lavras/MG, o evento inter-regional de celebração cultural “Abril Poético Universitário”. Com exposições de poemas e fotografias, exibição de curta-metragem e apresentações artísticas do Grupo Lesma e dos músicos Tatiana Cobbett e Marco Oliva, o evento abriu as cortinas da cultura regional para toda a população lavrense.
      Lavras mostra-se muito receptiva a eventos desta natureza. Com bons públicos em todos os lugares onde o Abril Poético se apresentou na cidade, Lucas Ferreira, coordenador de cultura do Centro Acadêmico de Letras da UFLA (Universidade Federal de Lavras) ficou bastante satisfeito: “De início, a gente ficou receoso pelo tipo de público, mas o resultado mostrou que tem espaço para este tipo de evento aqui na cidade”.
      Tatiana Coobett, que veio de Santa Catarina para participar do evento, se encantou com o envolvimento do público lavrense e confessou sua grande expectativa por cantar em Minas Gerais: “Este estado retém em suas raízes grande parte da história e da cultura brasileira. A gente estava com a expectativa em alta o tempo todo”.
      O Abril Poético é realizado pela ONG Liga Ecológica Santa Matilde – a Lesma – e recebe o apoio de duas universidades importantes do estado, que são a UFLA e a UFSJ (Universidade Federal de São João del-Rei). Criado em 2006, o evento tinha apenas o intuito de promover o primeiro CD de poesia e música do grupo Lesma, chamado Conselheiro. Mas como a ação foi um sucesso, o Abril Poético acabou entrando no calendário cultural do estado.
      Segundo o presidente da Lesma, Wagner Vieira, o Abril Poético está entre os três principais eventos de poesia em Minas Gerais. Para ele, o real sentido deste evento é promover o encontro dos artistas: “O movimento Abril Poético é na verdade um catalisador, porque em torno dele os artistas vão se encontrando”.
      Local para estes artistas se encontrarem não vai faltar. O evento, que começou em Lavras, também tem datas garantidas para acontecer em São João del-Rei, Caxambu, Campanha e Conselheiro Lafaiete, onde será encerrado, no dia 20 de abril.

Reportagem e foto: Jessé Elísio Silva.

Para copiar e reproduzir qualquer conteúdo da VAN, envie um e-mail para vanufsj@gmail.com, solicitando a reportagem desejada. É simples e gratuito.