A vacina, disponível nos postos de saúde,  protege contra os vírus infuenza A (H1N1), A (H3N2) e B.

Campanha de Vacinação contra a gripe começa, parcialmente, hoje (18), em SJDR. FOTO: Jornal do Vale do Itapocu/reprodução
Campanha de Vacinação contra a gripe começa, parcialmente, hoje (18), em SJDR. FOTO: Jornal do Vale do Itapocu/Reprodução

Em São João del-Rei, a campanha de vacinação contra o vírus Influeza começa hoje, para grávidas, puérperas de até 45 dias (mulheres que acabaram de dar à luz) e crianças de 6 meses a 5 anos. Já os idosos terão que esperar até o dia 30 desse mês para receber a imunização gratuita contra o vírus da gripe, data que marca o início da Campanha Nacional de Vacinação.

A aposentada Lucida Lara, de 78 anos, se preocupa com o atraso da vacinação. “Eu não tenho gripe há anos por causa da vacina. O outono já chegou e eles dizem que é o tempo que a gente mais corre perigo. Até o dia 30 de abril muita gente já vai ter pegado o vírus”, lamenta.

A mãe Endiomara Cristina do Nascimento vai levar seu filho Artur para se vacinar no posto de saúde. “Criança por qualquer coisinha fica doente e é muito difícil para uma mãe ver o filho desse jeito. O melhor é vacinar para se prevenir dessas doenças”, explica.

Prevenção

Secretaria de Saúde de MG dá dicas para a prevenção da gripe. ARTE: Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais
Secretaria de Saúde de MG dá dicas para a prevenção da gripe. ARTE: Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais/Reprodução

Outras maneiras de se proteger da gripe são: lavar bem as mãos, utilizar álcool em gel e evitar locais com aglomeração de pessoas. Se você já está gripado, é importante cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, para evitar a disseminação da doença.

A vacina é oferecida pelo Governo Federal e protege contra as variações A (H1N1) – popularmente conhecida como gripe suína -, A (H3N2) e B. A campanha vai até o dia 20 de maio e a estimativa é que 22.320 pessoas sejam vacinadas.

TEXTO/VAN: Ana Resende Quadros e Elaine Maciel

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.