Colégio Tiradentes faz homenagem à Joaquim José da Silva Xavier
Enquanto a cidade não apresenta agenda oficial, escola da Polícia Militar marca a data, que é feriado nacional
O dia 21 de abril é feriado nacional que homenageia a figura do herói nacional Joaquim José da Silva Xavier, popularmente conhecido por “Tiradentes”. A Prefeitura Municipal de Barbacena (PMB) não registrou em sua agenda nenhum evento oficial relativo à data, mas a lembrança do inconfidente mais conhecido não passou em branco, graças as comemorações promovidas pelo Colégio Tiradentes da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG). Tiradentes é patrono de todas as polícias militares do Brasil.
No dia 21 de abril de 1792, o símbolo da conspiração denominada Inconfidência Mineira era enforcado e esquartejado na cidade do Rio de Janeiro em uma demonstração de força da coroa portuguesa. Tiradentes é apontado, até hoje, como herói brasileiro e seu aniversário de morte foi considerado, desde 1965, um feriado nacional.
Barbacena, um dos municípios mineiros mais antigos, tem grande importância para esta data, já que cinco dos inconfidentes possuíam terras no local, inclusive o delator Joaquim Silvério dos Reis. Em sua bandeira, a cidade traz um braço estendido representando o fato de que, enquanto ainda vivo, Tiradentes divulgou suas ideias por lá e, depois de morto, o membro do líder do movimento foi trazido para o município. Atualmente o braço do mártir se encontra na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, juntamente a um monumento em sua homenagem.
Embora a Prefeitura da cidade não vá realizar nenhum evento em homenagem a data, policiais, professores e alunos se reuniram no pátio do Colégio Tiradentes, no bairro São Sebastião, e fizeram uma hora cívica ressaltando a importância deste acontecimento para a história e do homem que é o símbolo de toda uma luta, erguendo as bandeiras do país, do estado e da escola durante o hino nacional. “Um povo sem história é um povo que não tem amor ao seu país”, conta a professora de história Vilmara Lúcia Rodrigues Teixeira quando questionada a respeito da importância da comemoração de datas como esta não só para a cidade, mas para o país.
Medalha Alferes Tiradentes
Após 35 anos de serviços prestados ao Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais, o professor Eduardo Luiz Costa Garcia Leão receberá a Medalha Alferes Tiradentes no dia 9 de junho, quando é comemorado o aniversário da PMMG. “Como filho de um fundador do Colégio é uma grande honra e um orgulho receber a indicação para receber essa medalha em uma data tão significativa e importante” diz o diretor.
A insígnia é o mais alto símbolo da PMMG e tem como objetivo distinguir personalidades e entidades que prestam relevantes serviços à Instituição. “Nos sentimos orgulhosos com a indicação do diretor e professor Eduardo, que há 35 anos presta serviço e dedicação ao nosso colégio”, declara o Major Wanderson Soares Diniz.
Texto/VAN: Isabella Rocha Paolucci e Raphaela Mara Garcia Ferreira
Foto/VAN: Isabella Rocha Paolucci