Quatro Estações Blues estreia em Tiradentes
Festival recebe o inverno com muito blues e boa gastronomia na Rua Direita
Entre os dias 10 e 12 de junho, estreia o festival de música Quatro Estações em Tiradentes. O evento acontece na Rua Direita e se nutre de boa música e gastronomia para movimentar as ruas da cidade.
A primeira edição do festival será embalada ao som de Blues. A programação é composta por apresentações de sete bandas, manifestações culturais e palestras. Segundo o organizador do evento, Luiz César Costa, o festival conta com o apoio de restaurantes e cafés. Cada estabelecimento servirá pratos e finger food (aperitivos) desenvolvidos para a ocasião, podendo ser saboreados tanto no local quanto em mesas distribuídas na calçada exclusivamente para o Quatro Estações.
Além da musicalidade e da gastronomia, vinhos e cervejas também se destacam no festival, com palestras ministradas por Rossana Viegas, da Cervejaria Libertartes, e Marcus Vinícius de Paiva Carvalho. As cervejarias artesanais oferecerão uma carta variada.
Para a estudante Ana Elisa Teixeira, o evento tem tudo para se tornar modelo e ser reproduzido nas cidades vizinhas. “Acho que será de grande importância para Tiradentes e também para a região ter um evento assim, para diferenciar e ter algo inovador”, pontuou.
Já para a moradora de Tiradentes Daniela Mendes, os festivais acabaram perdendo o teor cultural e ganhando um forte viés econômico, com algumas exceções, como o Festival de Gastronomia. Em sua opinião, após o boom turístico, a cidade é alugada para festas, sobrando para os tiradentinos, que em sua maioria esmagadora moram em bairros periféricos, talvez a possibilidade de trabalhar nos eventos, sem usufruir culturalmente. Daniela ressalta que, por ser a primeira edição do Quatro Estações, ainda não tem opinião formada sobre o acontecimento, mas não tem muitas esperanças.
O Quatro Estações
O festival tem como característica a musicalidade e a gastronomia, dividindo-se em quatro edições. Cada edição acontece próximo às viradas das estações climáticas e, em cada uma, um estilo musical diferente é destacado, sendo: Blues, Jazz, Bossa Nova e MPB. “A intenção é que, por meio da valorização da expressão musical, seja possível transformar parte da cidade em um grande palco cultural durante os dias de evento, a fim de que turistas e moradores possam conhecer melhor essa musicalidade, aliada à gastronomia local”, afirma Luiz César.
Programação
Música
10/06 – Sexta-feira
17h – Show da banda Cangaia Blues (Juiz de Fora/MG), no palco da Rua Direita.
20h – Concerto na Igreja Matriz de Santo Antônio com a organista Elisa Freixo e o flautista Maurício Freire. Ingressos na bilheteria da Matriz.
22h – Show da banda Trio John Clay (Ubá/MG), no palco da Rua Direita.
11/06 – Sábado
14h – Show com a Banda Jurube Blues (Barbacena/MG), no palco da Rua Direita.
17h – Show com a Banda Luke De Held (Paraná), no palco da Rua Direita.
18h – Apresentação de atrações do 7º Canta del-Rei – Festival Nacional de Corais, no SESI Tiradentes – Centro Cultural Yves Alves. Entrada Gratuita.
19h – Apresentação do Coral da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em frente à Igreja Nossa Senhora do Rosário.
20h – Apresentação de atrações do 7º Canta del-Rei – Festival Nacional de Corais, no SESI Tiradentes – Centro Cultural Yves Alves. Entrada Gratuita.
22h – Show com Gustavo Andrade (Belo Horizonte/MG), no palco da Rua Direita.
12/06 – Domingo
14h – show da Banda BigWashington Delta Blues (Cabo Frio/RJ), no palco da Rua Direita.
18h – show da Banda Soul Fever Band (Lavras/MG), no palco da Rua Direita.
Palestras
11/06 – Sábado
Conhecendo a história das cervejas especiais
Palestrante: Rossana Viegas da Cervejaria Libertartes
Horário: 13h30
Local: SESI Tiradentes – Centro Cultural Yves Alves
Vagas: 50
Curso sobre vinhos
Palestrante: Marcus Vinícius de Paiva Carvalho, do Senac
Horário: 15h
Local: Pousada Escola Senac – Tiradentes
Vagas: 50
TEXTO\VAN: Lucas Comine
Colaboração: Isadora Rufo