Rugby da UFSJ vai para a elite estadual
No próximo ano, São João del-Rei terá – novamente – uma equipe de rugby entre os melhores do estado. Trata-se do UFSJ Federal Rugby (Búfalos), que, na tarde do último sábado, venceu o JF Rugby(Capivaras) pelo placar de 33 a 7, garantindo assim o acesso à primeira divisão do campeonato mineiro XV. A partida foi realizada no campo do CTan e contou com um público que apoiou bastante o time da casa.
A equipe são-joanense atravessa fase muito favorável, fato observado no último mês em que se sagrou campeã da 2ª. divisão do Campeonato Mineiro, conquistando o direito de enfrentar o JF por uma vaga na elite.
O primeiro tempo da partida foi muito apertado e os mandantes saíram vencendo por 6×0, placar considerado baixo para os padrões do esporte. Walter Balbino, um dos árbitros do jogo, avaliou a atuação das equipes:
– “Foi bem emocionante, principalmente o início que foi bem acirrado com muita determinação de ambas as partes.
Na volta do intervalo, os Búfalos apresentaram um ritmo mais forte e conseguiram abrir uma boa vantagem que foi administrada até o final do jogo. O técnico da equipe visitante, Raphael Ziggy, lamentou o resultado que rebaixou a equipe à 2ª. divisão:
– “O JF está sem algumas peças importantes, que estão lesionadas. Vamos jogar ano que vem com honra e voltar para a 1ª. (divisão) de cabeça erguida. Não vamos desanimar!”
Após a partida o clima de alegria tomou conta dos vencedores que comemoraram bastante o acesso. O atleta Luiz Alberto Cardoso, conhecido como Ney, já planeja o retorno a elite:
– “A nossa organização tem que ser melhor, pois as viagens são muito maiores. O nível técnico é muito alto e os adversários são muito bem preparados.”
Agora os atletas do Federal se preparam para o Campeonato Mineiro de Sevens, que é disputado com sete atletas ao invés de 15. Essa modalidade faz parte do programa dos jogos olímpicos de 2016, com sede no Rio de Janeiro. O calendário dos Búfalos também prevê alguns amistosos até o fim do ano.
Entenda o Rugby
O Esporte foi criado na Inglaterra, no século XIX. Na modalidade XV são 15 atletas de cada lado e o jogo tem duração de 80 minutos divididos em dois tempos. O campeonato mundial é disputado a cada quatro anos e, além dos criadores, as principais potências na modalidade são: África do Sul, Austrália, França, Nova Zelândia e País de Gales. No Brasil, o esporte vem crescendo e ganhando novos praticantes. Em São João del-Rei, quem quiser praticar basta comparecer aos treinos que acontecem às terças e quintas-feiras, a partir das 22 horas, no Campus Dom Bosco.
Texto:VAN/João Henrique Castro
Foto: Tiago Santos