Bairro Matosinhos celebra Jubileu de padroeiro em SJDR
Paróquia recebeu milhares de fies nas festividades ao padroeiro do bairro de Matosinhos
Fiéis e devotos do bairro de Matosinhos se uniram mais uma vez pra homenagear o santo padroeiro no tradicional Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. As comemorações do jubileu, que começaram no último dia 4, terminaram na segunda, 14, dia em que a paróquia recebeu um grande público.
As celebrações em honra ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos começaram no início do século XVIII, quando a imagem do santo chegou ao então povoado, vinda da cidade portuguesa de Matosinhos. E foi graças à imagem, que o bairro ganhou esse nome, como contou o Vigário Paroquial, Padre Sérgio França: “Foi a imagem que deu nome ao antigo povoado, que hoje é esse grande bairro que temos aqui”.
A festa ganhou ainda maior destaque depois que a igreja recebeu o título de santuário, como explica França: “O Papa que dá o título de santuário ao lugar aonde as pessoas vão como peregrinos, buscando esse momento de graça para a própria vida, a igreja tendo reconhecido essa daqui como um santuário fez com que ela ganhasse uma importância maior e a festa crescesse ainda mais ao longo dos anos”.
França ainda ressalta que a celebração além de movimentar o bairro, também tem grande abrangência na cidade de São João, “Bom Jesus faz parte da identidade de São João del-Rei, pela história dessa imagem que deu nome, deu um colorido a piedade, a vivência da fé do povo da cidade”.
A tradicional festa em homenagem ao padroeiro do bairro foi aguardada com grandes expectativas pelos moradores, como explicou Maria Rosária de Abreu que faz parte da paroquia: “É uma festa que a gente aguarda muito, principalmente quem é de Matosinhos, nós sempre esperamos que seja uma festa muito bonita e participativa”.
A religiosidade familiar presente em toda São João del-Rei contribui com a passagem para as novas gerações da importância das festividades em nome do santo, como conta Tienne Nascimento, que mora no bairro desde que nasceu: “Minha família é muito religiosa e devota do Bom Jesus, então com certeza isto me influenciou na minha fé e na minha participação ativa nas festividades da paróquia”.
Para a moradora do bairro Fábricas, Cristiane Oliveira, a religiosidade da família também influenciou a participação na festa: “Minha família é muito religiosa e dá exemplo de fé sempre. Com certeza a educação que recebi de meus pais me influenciam hoje a buscar ser uma pessoa melhor e estar unida à eles em oração”.
Segundo Pe. Sérgio, o momento em que o descimento da imagem do Senhor Bom Jesus para que essa possa percorrer as ruas da comunidade foi e é um dos momentos mais bonitos da festa, já que nesse momento o santo vai de encontro aos fiéis: “Durante o ano, as famílias vêm visitar o Bom Jesus e nesse dia o Bom Jesus vai visitar as famílias”.
Solenidades do grande dia
O dia de maior festividade em honra ao Senhor Bom Jesus de Matozinhos, que foi realizado na última segunda, começou cedo com alvorada festiva, aos sons de sinos, fogos e música, rito que voltou ser celebrado ao meio dia. Durante o dia, foram celebradas três missas. E o momento maior aconteceu à tarde, quando milhares de pessoas tomaram as ruas para a procissão em homenagem ao santo.
TEXTO/VAN: CLÁUDIA MARIA
FOTOS: FACEBOOK SANTUÁRIO DE MATOSINHOS