Por Yanni Santana

O Athletic estreia no Campeonato Mineiro 2025 neste sábado (18) contra o Pouso Alegre no Estádio Manduzão, na cidade do adversário.

Já é possível esboçar uma escalação inicial para o Esquadrão de Aço diante das poucas mudanças no elenco, que garantiu o acesso histórico à série B do Campeonato Brasileiro em 2024. 

Foto: Yanni Santana

Roger Silva segue com o Athletic. O técnico comandou a equipe rumo à segunda divisão da citada competição nacional, além de ter ganho o prêmio de “Melhor Técnico” da Série C, segundo o canal “Nosso Futebol”.

O contrato com o goleiro Jefferson também foi renovado. O camisa 1 conquistou a titularidade depois de algumas falhas decisivas do companheiro de posição, Glauco, na reta final da Série C. Outra opção para Roger Silva é o jovem Diego Vitor, que disputou os jogos-treino contra o Santos e o Capivariano pelo alvinegro.

Na zaga, Edson e Sidmar devem seguir como titulares. Os “xerifes” já conquistaram a confiança da torcida ao longo de tantas temporadas defendendo o Athletic. Edson vai para sua quarta temporada, enquanto Sidmar, que chegou em 2018, vai para sua sexta temporada com o Esquadrão.

Nas laterais, Wesley Gasolina e Yuri Silva são os prováveis titulares. Com a saída de Ynaiã na lateral direita, o Athletic contratou Wesley Gasolina, ex-jogador do Cruzeiro. O jogador se destacou no último confronto pelo Campeonato Mineiro de 2024 entre o Esquadrão e o Cabuloso, quando atuava pelo clube da capital. O lateral substituiu William, aos 26 minutos do segundo tempo e, 4 minutos depois, empatou o jogo. Porém, pouco antes do jogo acabar, aos 44 minutos, foi expulso com cartão vermelho direto por uma entrada dura no adversário. Yuri Silva, lateral esquerdo, vai para a segunda temporada com o Athletic. O defensor de 29 anos tem passagens pelo Botafogo, Criciúma e o FC Lugano, da Suíça.

Povoando o meio campo, Diego Fumaça, Wallisson e David Braga devem ser titulares na estreia do Esquadrão contra o Pouso Alegre. Diego Fumaça, volante de marcação, assinou pela quinta vez com o Athletic. Wallisson voltou do empréstimo ao América Mineiro e vai defender a camisa alvinegra novamente. David Braga, definido “Jogador Revelação da Série C” pelo canal Nosso Futebol e camisa 10 do time, também teve seu contrato renovado.

As maiores dúvidas sobre possíveis titulares aparecem no ataque. Por enquanto, os nomes mais prováveis são: Torrão, que deve seguir na ponta direita, com jogadas de linha de fundo e muita velocidade, estilo de jogo muito apreciado por Roger Silva; Mateus Gonçalves, ponta esquerda, teve seu contrato rescindido por indisciplina com o Goiás, e agora vem para o Athletic. Ele deve substituir Paul Villero na posição, já que o contrato do colombiano com a Ponte Preta acabou, finalizando também o empréstimo ao Esquadrão. Quem chega para comandar o ataque do clube é o Lincoln Corrêa. O centroavante de 24 anos estava no futebol austríaco. No Brasil, já teve passagens por clubes como Cruzeiro e Flamengo.

O esboço da equipe foi especulado de acordo com o modelo de jogo de Roger Silva, além das características dos atletas. Diante de novas contratações e movimentos do mercado, as possibilidades de titularidade certamente podem ser alteradas.