Por Danielly Faustino e Isabela Barbosa

Foto: Isabela Barbosa

A exposição “Adinkra – Tradição Forjada a Ferro” foi idealizada pela portuguesa Silvia Reis para ressaltar a herança afro-brasileira no cotidiano, mostrando os detalhes e a beleza dos símbolos Adinkra. A apresentação das fotografias é uma oportunidade de conhecer uma parte importante do nosso patrimônio cultural, muitas vezes negligenciada. A mostra teve início no dia 9 de agosto e irá até o dia 29 do mesmo mês, na Galeria do Sobrado Ramalho, em Tiradentes.

A exposição fotográfica foi produzida com apoio da Lei Paulo Gustavo de Tiradentes. A mesma tem o objetivo de revelar a rica herança cultural dos símbolos adinkras, originários do povo Akan da África Ocidental. Os símbolos Adinkras são representações gráficas que expressam conceitos espirituais e, nessa exposição, são destacados os forjados em ferros Tiradentinos e São-Joanenses. Tais símbolos, além de expressão histórica e filosófica, também comunicam ideias complexas e valores culturais por meio de provérbios. 

Os símbolos apresentados por meio de fotografias na mostra estão presentes em grades e portões de residências e edifícios institucionais, nas cidades históricas de Tiradentes e São João del-Rei. 

A criadora deste ensaio, Silvia Reis, é mestra em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Uma das fundadoras e integrantes do Estria Foto Coletivo, a fotógrafa se destaca por unir arte, comunicação e fotografia, criando obras que exploram essas interseções de maneira singular. 

Silvia Reis. Foto: Reprodução/Instagram

Serviço

Dias e horários de visitação: segunda à sexta-feira, de 9h às 16h.

Endereço : Rua da Câmara, 8 – Centro, Tiradentes – MG

Para conhecer mais o trabalho de Silvia, acesse no Instagram: @silvia_cris_reis