Alunos se preparam para o intercâmbio

Este ano, o programa de intercâmbio da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), o PAINT, selecionou quatro alunos de Jornalismo para a continuação de seus estudos acadêmicos no exterior.

O conhecimento de culturas e línguas são fatores essenciais para o curriculum de um jornalista, como explica a aluna Maria Clara Lauar, selecionada para estudar na Universidad Mayor, no Chile: “O Jornalismo é uma área muito concorrida e temos que estar sempre à frente. Acredito que a fluência em línguas estrangeiras é fundamental para a sobrevivência no mercado de trabalho”.

Danielle da Gama, que irá para a Universidad Nacional de Salta, na Argentina, acredita que a maior dificuldade que enfrentará pode ser a adaptação à língua. “Tenho mais receio da dificuldade de comunicação, não me fazer entender, ficar meio perdida no começo. Outras dificuldades podem aparecer, mas se eu conseguir me comunicar bem elas serão mais fáceis de resolver”.

Outros dois selecionados foram Paulo Carvalho, que pretende se focar no trabalho social e no jornalismo online e político na Universidade de Coimbra, em Portugal, e Samuel Rabay que irá para a Universidad de Monterrey, no México, para se aprofundar nos estudos culturais e políticos. Existe ainda a oportunidade dos alunos se dedicarem a disciplinas que não encontram na UFSJ.

Na preparação para a viagem, Samuel encontrou problemas ao comprar sua passagem para o México. Não sabia que voos com escalas nos Estados Unidos, por mais barato que fossem, necessitavam de visto. O resultado foi que a burocracia para o visto de trânsito é imensa e os custos beiram os 600 reais. O futuro intercambista acredita que, se tivesse sido orientado desde o princípio, teria sido poupado de muitos contratempos.

Siga o link para conferir depoimentos dos anos anteriores.

Reportagem: Lis Maldos
Edição: Clara Varginha